quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Retrospectiva 2013 - uma visão geral

Decoração na saída de Maceió (2013) - passarela da UFAL.

O ano de 2013 foi especialmente "carregado". Neste blog fiz o dobro de publicações que no ano anterior.

Janeiro e fevereiro tiveram juntos mais de duas dezenas de publicações. De março a outubro não se publicou mais que oito publicações (junho). Já em novembro tivemos mais de vinte publicações no mesmo mês. Resultado de dois cursos promovidos pela Senasp e que procurei veicular todos os detalhes.

O ponto alto de 2013, para mim, foi o delineamento teórico dos procedimentos básicos que executo no plantão (abordagem de local de crime - parte 1 e parte 2) e também para a manufatura teórica do laudo pericial (abordagem teórica).

Aproximadamente 60 (sessenta) publicações foram exclusivas a respeito do cotidiano do plantão da seção de perícias externas, da qual faço parte. Com isso ilustrei como e sob quais condições são executados aqueles protocolos que delineei com a repetição das tarefas e a estrutura que o IC/AL nos fornece.

A elaboração prática do laudo pericial foi ilustrada nesta publicação: "O laudo pericial - rotina prática".

Em fevereiro, depois de discutir e aprender com colegas peritos criminais em um grupo nacional de discussão na internet, implementei uma mala direta para fazer laudos periciais. Inclusive com tutorial completo inspirado nas explicações da perita criminal Carol Sales.

Percebam o grande benefício que se aufere ao se partilhar ideias entre colegas. Este grupo ajuda na troca de experiência e gerou esse fruto do qual me beneficio e publico para quem queira copiar a ideia.

Em março lembro de ter comentado uma dúvida de um internauta.

Junho foi um mês bastante "pesado". Efetuei o triplo de levantamentos que em outros meses e a data junina foi tão concentrada que publiquei quatro publicações para ilustrar o plantão completo: (São João parte 1, parte 2, parte 3 e parte 4). Também apresentei estatísticas oficiais do crime no Estado de Alagoas.

Com a abertura do concurso da Perícia Oficial em julho, publiquei fotos do Instituto de Criminalística de Alagoas, inclusive com um pequeno histórico.

Em novembro participei de dois cursos da Senasp e tentei fazer a mais ampla cobertura (Fotografia Forense e Local de Crime). Destinei cinco publicação para cada curso, conforme o número de dias de cada curso.

Em dezembro quem ministrou curso fui eu ("Preservação e Valorização da Prova"). E aproveitei para publicar um resumo em quatro publicações (parte 1, parte 2, parte 3 e parte 4).

Ministrar aulas nunca é mais fácil que participar de um curso na condição de aluno. Por isso, no final de 2013 "tirei o pé do acelerador" e diminuí o número de publicações até a última deste mês.

Falta ainda publicar os resultados do uso da mala direta para fazer laudos em 2013 e começar a publicar os plantões deste mês de janeiro de 2014, que não aliviou a carga de esforço.

Decoração na saída de Maceió (2014) - passarela da UFAL.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Ano 2006 - Curso de Perícia no Detran/Alagoas

Iniciei o título deste post justamente com o ano do curso para situar bem os leitores.

Pátio do Detran/AL, na época das aulas e local das aulas práticas.

Foi em 2006 que eu e o perito Jailson Aquino ministramos aulas nas disciplinas de fotografia pericial, desenho pericial e investigação em local de acidentes para os agentes de trânsito do Departamento de Trânsito de Alagoas. Era um curso preparador para os avaliadores de ocorrências de trânsito (acidentes sem vítimas fatais).

Exposição das aulas teóricas e práticas.

Na época enfatizei a importância do curso. Para toda tarefa institucional é importante criar um repertório de conhecimentos, habilidades e atitudes (sistematizar), ou seja, abranger o universo de intervenções que o ser humano consegue executar em suas ações. Incrementar o caráter técnico e científico de uma perícia de acidente de trânsito. Criar um grupo formador de opinião (técnica) na matéria e, por fim, promover a interação e integração de duas instituições que trabalham tão próximo quando o assunto envolve investigação técnica de acidentes de trânsito (Instituto de Criminalística e Detran).

Se objetivava produzir um serviço de qualidade (capacitação técnica), repercutindo num trânsito seguro e com fluidez (o rápido e preciso atendimento em locais de acidente) e a manutenção de um corpo funcional capacitado e motivado.


Para a aula de fotografia pericial (foto acima) expus vários tipos de fotografias, desde as de enlevo (divertimento) até as técnicas propriamente ditas.

Em meados de 2006 eu ainda utilizava uma câmera compacta Olympus D-560 (foto unitária abaixo), que não diferenciava das demais compactas solicitadas para serem usadas durante o curso e que era o equipamento padrão das equipes de perícia da época no Detran (foto múltipla abaixo).


Perícia de campo é melhor apreendida em aulas práticas, com simulações. E fizemos várias devido às várias turmas que nos foram submetidas.





Todos sabem que temos bastante espaço na área do Detran/AL. Utilizamos os pátios externos.

Para cada grupo de alunos fizemos exercícios de fotografia, que foram avaliadas em sala de aula, e exercícios de desenho (croquis), também discutidos e analisados.

Conjunto de fotografias dos alunos. Posteriormente avaliadas em sala de aula.

Croquis de cada equipe de alunos para serem avaliados em sala de aula.

O professor Jailson Aquino utilizou os veículos apreendidos e recolhidos pelo Detran para expor técnicas de avaliação de danos.

Avaliação de danos utilizando-se os veículos recolhidos pelo Detran.

Com o volume de veículos não foi difícil ter vários exemplos para exercício.

Foram várias turmas e as aulas repetidas para todos, mas nem todos chegaram a trabalhar em campo. O curso pretendia preparar um contingente que atendesse a necessidade, não só do trabalho em si, como para substituições daquela equipe especializada em avaliar acidentes de trânsito.




Final do curso para uma das turmas.
 Ainda naquela época participamos, eu e o professor Jailson, de um evento na área do Detran, mas como participantes, prestigiando a interação entre o Instituto de Criminalística e o Detran/AL.

Participação em evento do Detran/AL.