Neste terceiro dia também tivemos continuidade das atividades do dia anterior com o professor Ário Pereira Gonçalves nos assuntos de fotografia de local de crime, diurna e noturna. Com aula prática no início da noite.
Início das aulas na sala da faculdade Tiradentes - Fits |
Desta vez as aulas começaram já no período vespertino no campus da Faculdade Tiradentes - Fits.
Foram expostos mais conceitos a respeito do controle manual da máquina fotográfica e algumas orientações com relação ao flash acoplado.
No final da tarde fizemos o deslocamento para o pátio de estacionamento do Instituto de Criminalística de Alagoas (veja também: "Conheça as instalações da Perícia Oficial de Alagoas"), onde a prática de fotografias noturnas seria experimentada! Assim que a turma chegou fiz duas fotografias com a câmera do celular. Não ficam boas, mas apliquei uma edição forte no Photoshop e deu para aproveitar para ilustrar o blog. No entanto, não recomendaria para trabalhos profissionais...
Chegada da turma no IC/AL - foto editada de celular. |
Início da aula com simulação de local noturno - foto editada de celular. |
Obviamente eu não poderia deixar de esgotar todo o "poder de fogo" da minha Nikon D90, mas confesso que apenas configurei no modo "P" (program) e deixei a câmera trabalhar para mim.
Abaixo temos duas imagens neste modo de operação sem nenhuma edição no Photoshop (salvo a inserção de letras e redimensionamento). Na primeira foto não utilizei o flash. Na segunda utilizei o recurso de sincronia lenta do flash.
A diferença é nítida. A primeira imagem reproduz quase exatamente o que é visto no local. Coisas como as sombras fortes que ignoramos à vista desarmada ficam evidentes. Solução? Deslocar os curiosos do local! Na segunda imagem o flash é disparado, mas o obturador continua aberto tempo suficiente para preencher o fundo. Do mesmo modo que na primeira imagem, mas o controle de brancos sabe que a luz azul do flash irá funcionar a câmera automaticamente "esquenta" a cena. Fica uma imagem agradável e a principal consequência é a suavização das sombras "duras" da primeira foto.
Se o flash fosse disparado sem o recurso do sincronismo lento apenas o primeiro plano da cena estaria iluminada e alguns poucos reflexos das pessoas em volta do professor. Infelizmente esqueci de fazer essa foto para comparação.
Já no mesmo plano da aula, entre os colegas, registrei o professor. Dentro daquela filosofia de "fotografar o palestrante". Temos de tentar algumas vezes para obter a melhor pose do modelo. Não é foto pericial, apenas um exercício de fotografia noturna... sem flash! E é isso que eu gosto de uma câmera semiprofissional. Dá para fazer quase tudo!
Também testei com o Lira! Como sempre o mais elegante da turma. Quando eu crescer quero ser igual a ele!
Lira - coordenando o grupo e participando da aula. |
Não pude deixar de aflorar em mim o espírito de "fotógrafo de aniversário"! Fui flagrando meus colegas enquanto testavam suas câmeras. Abaixo os peritos criminais Luciano, Suely e Nicholas. Cliquem nas imagens para ampliar.
E para finalizar a aula, fizemos as fotos dos grupos. Todas elas com o flash, sem sincronia lenta (por isso o tom um pouco azulado, passível de correção no editor de imagens). Cliquem nas imagens para ampliar.
Pessoal da Paraíba. |
Foto aproximada do lado esquerdo do grupo. |
Foto aproximada do lado direito do grupo. |
Pessoal do Rio Grande do Norte. |
Abaixo o nosso fiel companheiro de aula. Sempre disponível, colaborador e principalmente fotogênico. Contribuiu decisivamente para o êxito da aula e fica aqui um registro dele para homenageá-lo!
Material "didático" de Alagoas! |
Tenho percebido alguns pontos interessantes nestas aulas iniciais. Tanto do ponto de vista de conteúdo técnico, quanto a respeito da relação ensino-aprendizagem. Acredito que podemos melhorar e diferenciar certos públicos docentes e discentes. Aguardarei o final do curso para fazer um comentário geral tentando contribuir para os próximos cursos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário