Relembrando: o primeiro momento a que me referi é efetuar o 1) levantamento pericial, e dentro deste item temos mais três subitens:
1.1 – Antes do levantamento (previsão e verificação);
1.2 – Durante o levantamento (cumprimento do protocolo específico); e,
1.3 – Após o levantamento (verificação e arquivamento dos dados).
Veja o que é possível ser feito em cada uma das divisões do primeiro momento:
Antes do levantamento (previsão e verificação)
1) Estabelecer
a categoria básica do evento (homicídio, suicídio ou acidente);
2) Estabelecer
a subcategoria do evento (arma de fogo, colisão, etc.);
3) Estabelecer
os recursos materiais e humanos que atendam o evento (trena, lanterna, etc.);
4) Solicitar
e verificar os recursos materiais e humanos definidos para atender o evento;
5) Estabelecer
a rota e seguir para o local do evento.
Durante o levantamento (cumprimento do protocolo
específico)
1) Marcar
ponto GPS ao chegar no local do evento (há registro concomitante da hora de
chegada quando do registro do ponto de estacionamento da viatura);
2) Iniciar
levantamento fotográfico com as vistas panorâmicas (objetivo: registrar alterações
nos procedimentos policiais prévios à perícia);
3) Entrevistar-se
com o agente público presente no local ou cidadão que estiver no controle da
situação anotando sua identificação;
4) Redefinir
as estratégias de abordagem do evento;
5) Iniciar
os exames cumprindo as orientações do POP específico;
6) Finalizar
os exames e revisar o cumprimento das etapas previstas no POP;
7) Registrar
a hora final do levantamento (pode ser feito por anotação ou registro automático na última fotografia ou no registro de ponto final no GPS);
8) Verificar
se todos os recursos materiais e humanos foram recolhidos;
9) Efetuar
entrevista final com o agente público ou cidadão que estiver no controle da
situação;
10) Reavaliar
a necessidade de nova abordagem do evento ou liberar o corpo de delito.
Depois do levantamento (verificação e arquivamento dos
dados)
1) Devolver
os recursos materiais e humanos solicitados para o atendimento informando as
possíveis alterações (perdas ou danos, p. ex.);
2) Descarregar
os dados eletrônicos do levantamento (GPS e fotos) com produção das cópias de
segurança (essa etapa pode ser feita exclusivamente pela instituição para fins de custódia dos dados);
3) Preencher
o formulário de levantamento pericial (pode ser manual ou, como é em Alagoas, pelo sistema eletrônico Sisgou - Sistema de Gestão Operacional Unificado da Secretaria de Estado da Defesa Social do Estado de Alagoas) - (nesse momento também pode ser preenchida a planilha que irá gerar automaticamente um modelo de laudo pericial para ser editado e revisado pelo perito);
4) Encaminhar
material coletado em local de crime, embalado e identificado, para exame
laboratorial específico ou protocolizar para arquivamento.
Atualmente estou aprimorando a forma de passar para o segundo momento da abordagem de local de crime (2 - laudo pericial) com o preenchimento de uma planilha (Excel) que reúne dados que serão automaticamente inseridos num modelo de laudo. Em breve pretendo demonstrar isso por aqui.
Consulte o link: "uso da mala direta para fazer laudos"
Consulte o link: "uso da mala direta para fazer laudos"
Ok. Sei que deve vir no post a seguir, mas o uso da mala direta é muito bom!!! Com certeza vou usar isso.
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