sábado, 6 de julho de 2013

São João 4 - finalizando com a Força Nacional

Foram tantas as ocorrências no final de semana que a perícia da Força Nacional já havia feito seus três levantamentos diários em Maceió e no município vizinho de Rio Largo.


A partir daí, todos os demais casos ficam com a  perícia local. Ou seja, minha equipe!

Às 2h54 eu estava saindo para o bairro alto de Maceió.

LOCAL 03 (03h16) - Homicídio no Tabuleiro.

Caso de local relacionado (dois locais de crime), mas bem vinculados com itinerário de manchas de sangue entre o cadáver e o local do início da ação violenta.

Local imediato - cadáver.

Local relacionado - início da ação violenta.

A classificação de locais de crime é relativa. Nem todo local imediato contém o cadáver. Às vezes o local relacionado pode conter vestígios mais esclarecedores a respeito de toda a ocorrência. O cadáver, obviamente, possui importância afetiva e social de grande monta, mas para fins de investigação pode não conter os indícios que explicam a ação.

Neste caso o local relacionado continha apenas a maior mancha de sangue. Indicava o início da ação violenta consistente em disparos de arma de fogo.

Clique na imagem para ampliar.

Clique na imagem para ampliar.

O desafio foi fotografar com a pouca iluminação de que se dispunha no local.

A primeira imagem acima ilustra como o local era escuro. A claridade concentrada no lado direito da foto é o facho da lanterna LED apontada para a calçada onde se localizava a maior mancha de sangue.

Na segunda imagem temos o uso do flash embutido da câmera conjugado com disparo lento do obturador. O recurso da câmera chama-se "flash slow" e possui indicação em algumas câmeras semi-profissionais.

Vale mencionar que também utilizei a mesclagem de duas fotos para produzir cada imagem acima.

Dentre os ferimentos de arma de fogo, também verificamos alguns objetos na cena (foto abaixo).

Arrastamento recente na superfície do capacete da vítima.

Nem bem finalizamos os exames e recebemos notícia de mais um homicídio no município vizinho.

LOCAL 04 (04h58) - Homicídio em Rio Largo.

Ainda estava escuro quando chegamos no meu quarto levantamento pericial daquele dia.



Do mesmo modo utilizei o recurso do flash conjugado com o obturador lento. As duas imagens acima receberam tratamento para exibir o melhor possível qualquer iluminação na cena. O obturador lento sempre consegue exibir luzes distantes.

Também do mesmo modo que no local anterior, onde a investigação da delegacia de homicídios foi conduzida pela equipe da Força Nacional, muitos pormenores eventualmente interessantes para o esclarecimento do crime foram indagados e perqueridos à exaustão pelo delegado e seus agentes.

É estimulante sentir-se exigido por uma equipe destas. O delegado fez questão de confrontar rastros de pneumáticos e concluiu, pela análise dos ferimentos, que poderíamos recuperar o projétil que atingiu a vítima e estava enterrado no solo.


Também como no levantamento de São José da Laje (segundo levantamento do dia), identificamos efeitos secundários do disparo de arma de fogo contra esta vítima.



São sinais sutis da pólvora incombusta sobre a pele do cadáver. Por isso todo cuidado na hora da perinecroscopia. Não podemos deixar de verificar estes itens. Pode oferecer uma boa estimativa da distância de tiro e assim desenvolver algumas hipóteses do envolvimento entre vítima e agressor, p. ex.

Finalizamos os exames com o céu claro. E voltamos para o Instituto de Criminalística sob chuva.

Voltando pela Av. Fernandes Lima.

Ainda bem consegui deixar o Instituto sem extrapolar meu horário de plantão. Às vezes temos de fazer relatórios ou processar vestígios.

Em breve, resumo deste final de semana recordista em levantamentos de local de crime, ufa!

4 comentários:

  1. Olá André,

    Parabéns pelo blog. Estou começando os estudos para perito criminal e tentarei o concurso de Alagoas. Teria algum e-mail para que eu possa tirar outras dúvidas com você?

    Abs,

    Roberto

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog! Aprendendo com você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adilana! Respondi seu email. Em outubro participarei de dois cursos promovidos pela Senasp. Devo fazer comentários aqui pelo blog. Posteriormente entraremos em contato! Abraços!

      Excluir