quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Ano 2006 - Curso de Perícia no Detran/Alagoas

Iniciei o título deste post justamente com o ano do curso para situar bem os leitores.

Pátio do Detran/AL, na época das aulas e local das aulas práticas.

Foi em 2006 que eu e o perito Jailson Aquino ministramos aulas nas disciplinas de fotografia pericial, desenho pericial e investigação em local de acidentes para os agentes de trânsito do Departamento de Trânsito de Alagoas. Era um curso preparador para os avaliadores de ocorrências de trânsito (acidentes sem vítimas fatais).

Exposição das aulas teóricas e práticas.

Na época enfatizei a importância do curso. Para toda tarefa institucional é importante criar um repertório de conhecimentos, habilidades e atitudes (sistematizar), ou seja, abranger o universo de intervenções que o ser humano consegue executar em suas ações. Incrementar o caráter técnico e científico de uma perícia de acidente de trânsito. Criar um grupo formador de opinião (técnica) na matéria e, por fim, promover a interação e integração de duas instituições que trabalham tão próximo quando o assunto envolve investigação técnica de acidentes de trânsito (Instituto de Criminalística e Detran).

Se objetivava produzir um serviço de qualidade (capacitação técnica), repercutindo num trânsito seguro e com fluidez (o rápido e preciso atendimento em locais de acidente) e a manutenção de um corpo funcional capacitado e motivado.


Para a aula de fotografia pericial (foto acima) expus vários tipos de fotografias, desde as de enlevo (divertimento) até as técnicas propriamente ditas.

Em meados de 2006 eu ainda utilizava uma câmera compacta Olympus D-560 (foto unitária abaixo), que não diferenciava das demais compactas solicitadas para serem usadas durante o curso e que era o equipamento padrão das equipes de perícia da época no Detran (foto múltipla abaixo).


Perícia de campo é melhor apreendida em aulas práticas, com simulações. E fizemos várias devido às várias turmas que nos foram submetidas.





Todos sabem que temos bastante espaço na área do Detran/AL. Utilizamos os pátios externos.

Para cada grupo de alunos fizemos exercícios de fotografia, que foram avaliadas em sala de aula, e exercícios de desenho (croquis), também discutidos e analisados.

Conjunto de fotografias dos alunos. Posteriormente avaliadas em sala de aula.

Croquis de cada equipe de alunos para serem avaliados em sala de aula.

O professor Jailson Aquino utilizou os veículos apreendidos e recolhidos pelo Detran para expor técnicas de avaliação de danos.

Avaliação de danos utilizando-se os veículos recolhidos pelo Detran.

Com o volume de veículos não foi difícil ter vários exemplos para exercício.

Foram várias turmas e as aulas repetidas para todos, mas nem todos chegaram a trabalhar em campo. O curso pretendia preparar um contingente que atendesse a necessidade, não só do trabalho em si, como para substituições daquela equipe especializada em avaliar acidentes de trânsito.




Final do curso para uma das turmas.
 Ainda naquela época participamos, eu e o professor Jailson, de um evento na área do Detran, mas como participantes, prestigiando a interação entre o Instituto de Criminalística e o Detran/AL.

Participação em evento do Detran/AL.

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