sábado, 11 de outubro de 2014

Novas câmeras fotográficas chegando!

Concomitante e coincidentemente com a nomeação dos novos peritos (concurso 2013), também chegarão ao IC três novas câmeras fotográficas adquiridas emergencialmente para suprir o desgaste e deterioração das duas Alfa 290 da Sony (DSLR's) e três da Nikon (compactas).

É da mesma marca Sony, mas modelo A-58 com objetiva intercambiável de 18-55 mm. São 20,1 Mpixels de resolução (atualmente trabalho com 12 Mpx da minha antiga Nikon D90). Possui monitor retrátil, alimentada à bateria, mas não é uma DSLR completa. Na verdade possui um visor que "enxerga" o que a objetiva vê e transmite para o operador (quarta imagem abaixo). Por isso é chamada SLT (single lens translucent).

 


 

Uma das vantagens é a objetiva com diâmetro de 55 milímetros. Ela aceitará todos os filtros que veem na maleta da Senasp para uso das luzes forenses!

O monitor retrátil facilita muito a fotografia em posições de visualização difícil, tais como embaixo de veículos e acima de muros, por exemplo, mas eu teria muito cuidado com a fragilidade do mecanismo. Uma pancada e tchau equipamento!

O visor eletrônico tira todo o prazer de ver através das lentes, infelizmente, mas não impede de efetuar os levantamentos. O prazer de consultar as imagens ficará certamente para a visualização das imagens no monitor do computador.

Com tantos recursos quanto uma DSLR comum, já verifiquei, pelas imagens, que a Sony A-58 pode oferecer fácil acesso aos recursos para fotografia noturna. Vejam nas imagens abaixo:

 

Saindo do modo automático (símbolo da "câmera verde" no dial de modo de fotografia), basta acionar o flash para mantê-lo no modo obrigatório (flash forçado) e fazer os ajustes de ISO e compensação pelos botões de atalho. Vejam abaixo:

 

Pressionam-se os botões, um de cada vez, e move-se o dial na parte anterior. Com isso obtém-se a combinação adequada para melhor exposição à noite. Ou pelo menos para forçar o máximo de sensibilidade para capturar todo o ambiente iluminado pelo flash embutido.

Faremos experiências oportunamente e aprimoraremos os comandos na câmara para conseguir bons resultados sem dificuldades.

Vejam os exemplos abaixo obtidos com a minha Nikon D90 usando comandos semelhantes:



Estas imagens não receberam edição. Os ajustes de ISO e compensação só são permitidos no modo "P" (programa). Por isso é preciso "desligar" o modo automático (símbolo representado pelo perfil frontal da câmera na cor verde).

É previsto um treinamento onde poderemos testas todas estas possibilidades.

Mais informações: Sony SLT A58: Uma DSRL para iniciantes que querem gastar pouco.


Um comentário: