terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Visita dos alunos do CFAP

Ontem, 5 de dezembro, vinte e oito alunos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar de Alagoas visitaram as instalações do Instituto de Criminalística.


O itinerário começou na sala de uma das equipes plantonistas que atendem locais de crime e passou pelos setores de Documentoscopia, Balística e Laboratório (Química e DNA).

Ao longo da visita os alunos puderam conhecer a estrutura da perícia e ouvir as explicações dos peritos criminais lotados nos respectivos setores.


A visita era atividade extracurricular da disciplina de "Isolamento e Preservação de Local de Crime". Então foi possível reforçar as principais atitudes que auxiliam na elucidação de alguns crimes cometidos nas ruas.

A perita Milena Testa apresentou os mais modernos equipamentos do setor de Documentoscopia e fez demonstrações. Mostrou que atende demandas tanto internas (coletas de locais de crime), quanto externas (solicitações de delegacias e Poder Judiciário).


Na Balística foram apresentados os tipos de exames executados e a demanda atendida.

Explanações no setor de Balística: perito criminal Lucas Nascimento.

Os peritos criminais Ricardo Leopoldo e Ângelo Lima explicaram o fluxo de trabalho e os exames de microcomparação balística. Também foram feitas demonstrações.



No laboratório, os peritos criminais Rosana Coutinho e Ken Ichi Namba apresentaram os setores de DNA e química forense.



Mais uma vez foram lembrados os benefícios de um isolamento e preservação bem feitos do local de crime. Os vestígios tratados no laboratório são sensíveis e facilmente degradáveis. Por outro lado, podem identificar substâncias e indicar autorias com uma precisão superior.

Ao final salientamos a importância da visita e o estreitamento das relações entre as instituições policial e pericial.

Final da visita com incentivo a novas visitas e trocas de ideias.

Links disponíveis:
Alunos do CFAP conhecem sede do IC (Perícia Oficial)
Alunos do CFAP conhecem sede do IC (Polícia Militar)

2 comentários:

  1. belo artigo sobre pericia, site sensacional - vou colocar um link desse conteúdo em meu sites - posso@? Grande abraço e continue com ótimos textos:
    Jeferson Santos, Advogado Criminalista - http://advogadoscriminalistasemsp.com.br

    ResponderExcluir