sexta-feira, 28 de julho de 2017

Como agrupar imagens no Photoshop

Estou definindo "agrupar imagens" como juntar duas imagens em uma só, partindo de dois arquivos fotográficos diferentes para formar um único. Isso pode formar imagens lado a lado como também uma inserida em outra. Exemplo abaixo:


Acima as imagens originais em dois arquivos diferentes (embora relacionados com o mesmo tema). Abaixo os exemplos de agrupamento conforme definido acima:

Fotos agrupadas lado a lado.

Fotos agrupadas com inserção de uma na outra.

Para agrupar lado a lado:

Inicie abrindo os dois arquivos no Photoshop (CTRL+O).


Em seguida abra um arquivo em branco (CTRL+N) definindo um tamanho que corresponda ao tamanho dos dois arquivos originais somados (estou medindo em pixels).

Janela de diálogo de abertura de novo arquivo.

Estamos admitindo que os arquivos possuem resoluções iguais (partiram da mesma câmera, p. ex.). Desta forma a resolução (terceira seta vermelha acima) deve corresponder à das fotos originais.

Agora temos três arquivos abertos:


Vamos selecionar o primeiro arquivo (clique na janela para torná-la ativa), selecione pressionando CRTL+A (seleciona toda a imagem) e em seguida CTRL+C (copia para a área de transferência).

A primeira operação é percebida pelo aparecimento de uma linha pontilhada ao redor da imagem.

Clique na janela do documento em branco para torná-la ativa e pressione CTRL+V (colar). A imagem do primeiro arquivo aparecerá no centro do documento em branco.


Para colocar esta imagem "para o lado", basta pressionar a letra "V" (ferramenta mover), clicar na imagem e, mantendo o botão pressionado, mover a imagem para a esquerda.


Com a segunda imagem se faz a mesma operação: 1) clica na janela; 2) CTRL+A; 3) CTRL+C; 4) clica no documento final; 5) CTRL+V, e; 6) letra "V"+mouse.



Para salvar o arquivo com as imagens agrupadas, pressione CTRL+S e escolha o formato final. Geralmente utilizo ".JPG".

Para agrupar com inserção da imagem:

Abra as duas imagens (CTRL+O). Desta vez vamos colocar a imagem 2 dentro da imagem 1, conforme ilustrado no início desta publicação, no canto superior direito da foto.

Clique na janela da segunda imagem para torná-la ativa. Pressione CTRL_A (seleção de toda a imagem) e retorne para a janela da primeira imagem, clicando-a. Uma vez na janela da primeira imagem, pressione CTRL+V.

Como as resoluções são iguais e os tamanhos iguais, uma imagem irá se sobrepor a outra.



Imediatamente pressione CTRL+T ("free transform") para editar o tamanho da imagem sobreposta (camada ativa). Essa operação é percebida pelo aparecimento dos "manípulos de dimensionamento".


Para que o redimensionamento seja proporcional, mantenha pressionada a tecla SHIFT enquanto movimenta o mouse com o botão pressionado em algum dos manípulos. Verifique outras opções para se familiarizar.

Todas as operações feitas livremente com o mouse podem ser ajustadas com precisão digitando-se diretamente os valores pretendidos de redimensionamento, localização e inclinação da segunda imagem sobre a primeira imagem (camada 2 sobre a camada original 1). A imagem abaixo mostra onde estão estes campos de preenchimento direto.


Escolhendo-se a ferramenta mover (letra "V") pode-se movimentar livremente a segunda imagem redimensionada (geralmente em tamanho menor) sobre a primeira imagem.

Feita a disposição das imagens como pretendido, basta salvar pressionando CTRL+S.

Conclusão:

Fui muito sucinto com relação aos atalhos e maneiras de se fazer essa "mesclagem" de imagens. Ela vem me atendendo satisfatoriamente, mas qualquer sugestão de melhoria ou correção sempre serão bem vindas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário