domingo, 23 de outubro de 2011

O que é preciso para se ter sucesso?

Sempre que me apresento como Perito Criminal há aquela inevitável comparação com os seriados americanos, como também a indagação a respeito de como conseguimos estar tão próximos do crime, do criminoso e da vítima, ainda mais se se tratar de morte violenta. Pois bem, para tentar explicar parte do que existe neste universo, parafrasearei um texto da fotógrafa Cláudia Regina (http://www.dicasdefotografia.com.br/como-ser-um-fotografo-profissional), fazendo algumas adaptações necessárias.

Registrando impressões digitais em copo de vidro.

Como ser um perito criminal (de sucesso)?

"Para ter sucesso naquilo que fazemos temos que garantir duas coisas: amor e capricho".

Amor é essencial. Se você vive esperando pelo fim de semana ou pelas férias, você está no trabalho errado. É preciso amar o suficiente para que as burocracias, as partes chatas (pois elas existem) e os problemas pareçam irrelevantes. Mas não adianta só amar.

É preciso ter capricho. E capricho quer dizer considerar e cuidar de todos os detalhes. É saber que se você quer oferecer algo de qualidade é preciso estudar. E tudo isso não se aprende da noite para o dia. É saber de tudo que compreende a sua atividade e realmente se importar com cada etapa. É saber se preparar para ser referência na sua área de atuação. O piloto de avião, p. ex., tem de ser o melhor. Errar implica em perda máxima. O erro do perito, implica na perda do Direito.

No âmbito do serviço público, seja o servidor de que categoria for, trabalho sempre será trabalho. Não queira ser  Perito Criminal se não estiver disposto a fazer o que é preciso. A responsabilidade existe desde o dia em que você foi empossado no cargo. Lembrar que quem quis se submeter ao concurso público foi você.

Saindo para ocorrência à noite (fotografia ruim!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário