quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Congresso de Criminalística em Gramado.



Durante este período estarei em Gramado e espero trazer notícias e novidades, da área de trabalho e do lazer. Sim, também visitarei alguns pontos turísticos tão aclamados em diversos veículos. Quem quiser pesquise. Não é difícil nem raro de se encontrar. Estão espalhados por toda a internet. Ligue o "Santo Google"!

Chegaram as maletas da Senasp!

Recentemente saiu um artigo na Revista "Vida Simples" que era saber fazer a pergunta certa. Coisas de filosofia de vida onde mais importam as perguntas bem feitas que necessariamente as respostas "certas".

É incrível como a prática administrativa não muda. Não encara uma verdadeira mudança de paradigma.

Alagoas recebe 10 maletas, com os conhecidos itens, dentre eles, pasmem, câmeras fotográficas digitais! (Como se precisássemos da Senasp para isso).

O IC/AL já possui duas câmeras semi-profissionais (Alfa 290 da Sony) e uma tipo "bridge" (meia-compacta). São três câmares rodando todos os dias com quatro peritos em todo o território alagoano.

Aí se fala que perito agora pode isso, pode aquilo. Isso é bom. O engraçado é que continua havendo apenas UM funcionário para descarregar, armazenar e zelar pelas três máquinas do Estado de Alagoas. (E se ele gripar? Tirar férias, nem pensar!)

Imaginem agora que ele vai ter de zelar por mais 10 câmeras... Sozinho!

Vou formulando minhas perguntas (se certas ou não eu não sei). O que caracteriza "segurança" em matéria de coleta, armazenagem e distribuição de imagens periciais? Será que somente um funcionário no setor é a estratégia mais adequada? Tudo nas mãos deste abnegado servidor?

Outra pergunta interessante de ser feita. O que é "arquivamento seguro" de imagens periciais?

E mais uma última para não alongar desnecessariamente: qual a metodologia de captura das imagens? Segue critérios próprios para levantamento pericial?

Ao final de tudo isso, indago, adianta ganhar presente se não sabemos brincar?

Mas diz a notícia que deve haver mais "novidades em breve". O que será? Qual o próximo capítulo desta novela?*

Nunca imaginei que serviço público fosse movido a "novidades"!!! Sempre estudei que transparência e planejamento é o cerne de uma gestão democrática e honesta.

Sigilo só é tolerado em caso de guerra, mas para quem tem um coronel como chefe...

*http://www.periciacriminal-al.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=143:instituto-de-criminalistica-de-alagoas-recebe-novas-maletas-forenses&catid=1:ultimas-noticias&Itemid=50

***********************
Cerimônia no Ministério da Justiça - 29 de setembro de 2010.
Originalmente as maletas foram "entregues" numa cerimônia no Ministério da Justiça, em Brasília, no dia 29 de setembro de 2010. Ali foram designadas quantas maletas cada Estado receberia. Tanto em consideração ao seu tamanho e população, quanto ao nível de criminalidade. Alagoas, que não era um Estado muito "calmo", foi beneficiada com 10 maletas.

Alguns peritos diante da maleta.

Principais itens que compõem a maleta.
Outros links:
http://www.defesasocial.al.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/2011/10/alagoas-da-mais-um-passo-para-a-modernizacao-do-instituto-de-criminalistica

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Plantão do dia 23 (estendido para dia 24)

Agora temos "banco de horas". Com isso as chamadas devem ser atendidas pela equipe do dia. Seja onde for, seja em que hora for.

O chamado se deu às 6h50. A notícia era de colisão entre motocicleta e veículo no acesso da cidade de Igreja Nova, com vítima fatal, a 178 km de Maceió.

Sendo assim, pelo menos 4 horas seriam tomadas só no deslocamento ida e volta. Sem contar o tempo de perícia e burocracia.
Saída de Maceió, pelo litoral Sul. Placa anuncia os principais pontos turísticos!
Já na saída de Maceió, passamos pela Ponte Divaldo Suruagy, onde, por coincidência, havia outra colisão, de pequena monta, entre três veículos. O engarrafamento se avolumava, mas não era nossa chamada e havia uma equipe da PM se deslocando para lá.

Arrependi-me de não intervir. A burocracia de determinados eventos piora a vida de muita gente.

Paisagem na rodovia AL - 101 Sul (foto tomada em movimento de dentro da viatura).
Para nossa surpresa, nada foi encontrado no caminho até o acesso da cidade. Fomos informados por um cidadão que ali passava que simplesmente os veículos e o cadáver já haviam sido removidos! Nada de perícia.


A segunda surpresa veio pelo fato de que na delegacia não havia nenhum agente de polícia nem delegado! Todas as informações nos foram passadas pela serviçal que tomava conta dos quatro presos...

Delegacia do município de Igreja Nova.
Ao retornar para Maceió, pelo mesmo acesso sul, encontramos uma equipe do SAMU executando treinamento no mar da Praia do Pontal (foto abaixo). Essa praia é muito frequentada por surfistas.

Retorno pela Praia do Pontal - treinamento do SAMU.
E ao chegar no Instituto de Criminalística, a nossa colega que recebe os equipamentos já havia ido almoçar. Mais uma demora para sair do plantão estendido!
No que dá chegar na hora do almoço no IC!
A equipe - eu, motorista e fotógrafo - gastamos 36 litros de combustível em 360 km de percurso total. Desta vez só para preencher papeladas.

domingo, 23 de outubro de 2011

Indicação de blog - Ciência contra o crime

Por enquanto acho que ainda tenho tão poucas publicações e material que nem acredito que atenda a maioria das expectativas dos peritos mais antigos e experimentados do ramo. Acredito até que só irá satisfazer a curiosidade dos amigos e colegas mais próximos. Por outro lado, ao longo do tempo, tenho certeza que poderei oferecer um "produto" diferenciado.

Até lá, visitem o blog "Ciência contra o crime" do colega Claudemir Rodrigues Dias Filho. Material de primeira. Fontes variadas e uma opinião de quem faz a coisa acontecer!




O que é preciso para se ter sucesso?

Sempre que me apresento como Perito Criminal há aquela inevitável comparação com os seriados americanos, como também a indagação a respeito de como conseguimos estar tão próximos do crime, do criminoso e da vítima, ainda mais se se tratar de morte violenta. Pois bem, para tentar explicar parte do que existe neste universo, parafrasearei um texto da fotógrafa Cláudia Regina (http://www.dicasdefotografia.com.br/como-ser-um-fotografo-profissional), fazendo algumas adaptações necessárias.

Registrando impressões digitais em copo de vidro.

Como ser um perito criminal (de sucesso)?

"Para ter sucesso naquilo que fazemos temos que garantir duas coisas: amor e capricho".

Amor é essencial. Se você vive esperando pelo fim de semana ou pelas férias, você está no trabalho errado. É preciso amar o suficiente para que as burocracias, as partes chatas (pois elas existem) e os problemas pareçam irrelevantes. Mas não adianta só amar.

É preciso ter capricho. E capricho quer dizer considerar e cuidar de todos os detalhes. É saber que se você quer oferecer algo de qualidade é preciso estudar. E tudo isso não se aprende da noite para o dia. É saber de tudo que compreende a sua atividade e realmente se importar com cada etapa. É saber se preparar para ser referência na sua área de atuação. O piloto de avião, p. ex., tem de ser o melhor. Errar implica em perda máxima. O erro do perito, implica na perda do Direito.

No âmbito do serviço público, seja o servidor de que categoria for, trabalho sempre será trabalho. Não queira ser  Perito Criminal se não estiver disposto a fazer o que é preciso. A responsabilidade existe desde o dia em que você foi empossado no cargo. Lembrar que quem quis se submeter ao concurso público foi você.

Saindo para ocorrência à noite (fotografia ruim!).

A mais nova publicação na área

Soube recentemente da presente obra. Um dos co-autores, consagrado no ramo, já foi diretor-adjunto no Instituto de Criminalística de Alagoas (visite: http://www.espindula.com.br/).



Imprescindível para quem é da área. Fundamental para quem deseja conhecer um pouco mais da Criminalística brasileira. Eu diria que é o ponto de partida para muitas e muitas discussões. Melhorias não podem ser implementadas sem antes um conhecimento básico a respeito do assunto. Muito se tenta fazer, e fracassa-se por não se conhecer a base da atividade pericial.

Embora já esteja em pré-venda, pretendo adquirir a obra no congresso que haverá em Gramado no final deste mês.

Acesse: http://editoramillennium.com.br/produtos_descricao.asp?cat=30&codigo_produto=2611

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Penúltimo plantão - dia 11 de outubro de 2011

Primeiro atendimento - acidente na rodovia AL-101 Norte.
Dia 11, três levantamentos. Um acidente de trânsito, às 12h35, um homicídio, às 20h43 e uma danificação em viatura policial, às 23h03.

Dos três locais, apenas no primeiro fui flagrado pelas câmeras da reportagem. Olhe novamente. Estou lá, no lado esquerdo da foto. Segurando minha câmera fotográfica. De boné e colete azul com refletivo.
Segundo levantamento - homicídio em São Miguel dos Campos.
Pela noite fui até São Miguel dos Campos (60 km de Maceió). Vários tiros num indivíduo que andava pela rua. Quase todos pelas costas. Local bastante contaminado. A polícia chegou muito depois dos curiosos. O levantamento quase sempre se limita a recolher o que está embaixo do cadáver - onde quase ninguém mexe - e localizar os ferimentos na superfície do corpo.
Rompimento da dobradiça - porta-malas da viatura.
No último caso atendido, a dobradiça de um porta-malas foi rompida por chutes dos indivíduos aprisionados pela Polícia Militar. Particularmente nunca tive conhecimento deste tipo de dano. Foram dois indivíduos utilizando-se dos membros inferiores para completar com êxito esta tarefa.

Tudo anotado, registrado e fotografado. Os laudos estão sendo encaminhados.