sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Curso das maletas da Senasp - 03

O segundo dia iniciou com aulas na parte da manhã, mas teve uma interrupção.

Desde o dia 19 de maio do ano passado a Direção do IC/AL e a Direção da PO/AL ainda não havia se reunido ou convocado reunião com os peritos criminais. Após deliberação entre os peritos estes "se convidaram" a entrar na sala do Sr. Roberto Liberato, coronel, médico e atual diretor geral da Perícia Oficial do Estado de Alagoas para provocar alguma manifestação a respeito das precárias condições de trabalho e ausência de valorização profissional da categoria.

Peritos expondo o cotidiano da Perícia Oficial ao
diretor geral da PO (sentado em primeiro plano).

Peritos criminais reunidos na sala do diretor geral da PO.
O diretor geral passou a explanar alguns encaminhamentos que vem sendo movidos por sua administração. Reconheceu as necessidades e ouviu as solicitações, mas como toda gestão pública, possuía suas limitações na burocracia governamental e em diversos entraves de ordem política e financeira. Ao grupo dos peritos, restou ouvir e voltar para o treinamento das maletas.

Tínhamos conosco, três peritos da Polícia Federal. Um fazia parte do treinamento e os outros dois estavam na condição de ouvintes.

Peritos federais assistindo às aulas com os peritos do IC/AL.
Ao longo da tarde tivemos instrução de aparelhos GPS, seus princípios de funcionamento, regras específicas do modelo ofertado na maleta e uma aula prática no estacionamento do IC/AL.

Peritos fazendo teste com os GPS´s durante a aula prática no estacionamento do IC/AL.

Suely e Nicholas acompanhando as instruções do professor Gilberto.

Retornando para a sala de aula, todos acompanharam a exposição de uso do programa especializado em identificar impressões papilares digitalizadas. E, no final do dia, reunião com os peritos que aguentaram a "maratona" de quase 24 horas de exposição em dois dias (dois turnos de 12 horas com intervalo mínimo para almoço).

Última instrução sobre o software de identificação papiloscópica.

Conversa final, agradecimentos e despedida do instrutor e alunos.

O treinamento, particularmente, foi uma ótima revisão do que já se conhecia em técnica e equipamentos para perícia. O que só comprova que o profissional alagoano é bem dotado de conhecimentos da sua área de atuação. Com as maletas a prática agora será possível e um lampejo de valorização profissional é sentida nos olhares destes peritos.

Ainda está longe de ser percebido isso oriundo do governo local, uma vez que as maletas são um incentivo do Governo Federal, mas com certeza é uma porta para melhorias na Perícia Oficial do Estado de Alagoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário