sábado, 25 de agosto de 2012

Administração de rotas durante o plantão

No Núcleo de Perícias Externas do Instituto de Criminalística de Alagoas temos seis equipes de aproximadamente quatro peritos. Cada equipe faz um plantão de 24 horas e cada uma possui um perito que é o coordenador. Esclareço que são apenas quatro peritos por dia para atender todo o estado de Alagoas.

Hoje, durante o plantão do dia 25 de agosto de 2012, nosso coordenador teve de atender um local em São Brás, distante 182 km da capital Maceió (lembrar que Alagoas não possui regionais. Todas as equipes trabalham em Maceió e atendem todo o interior).

Percurso para atender o município de São Brás, interior de Alagoas.
O perito coordenador já estava em São Brás quando recebemos no IC nova chamada para o município de Batalha, distante cerca de 185 km de Maceió. Veja o percurso abaixo:

Percurso para atender o município de Batalha.
Percebam que neste esquema, não compensa uma equipe sair para Batalha se outra está relativamente próxima e pode fazer o atendimento. Vejam o percurso abaixo:

Percurso entre os municípios de São Brás e Batalha.
Pelo percurso calculado no computador, as estradas disponíveis não permitem um trajeto reto (embora eu acredite que meu colega irá cortar por alguma estrada de barro).

Cálculos finais:

Atendimento em São Brás (ida e volta): 182 + 182 = 364 km

Atendimento por outra equipe em Batalha: 185 + 185 = 370 km

Total de duas equipes em campo: 364 + 370 = 734 km

Sugestão de otimização: atendimento por uma mesma equipe (inclusive apoiado por portaria da Direção do IC/AL).

Atendimento pela mesma equipe: 182 + 136 + 185 = 503 km

O deslocamento de uma equipe para os dois locais no interior economiza 231 km, no entanto, sobrecarrega esta mesma equipe numa distância de 139 km.

Evidentemente que o esforço da equipe não se mede apenas em quilômetros percorridos. Existem outras variáveis como dificuldades de acesso (ambos foram em zonas rurais) e complexidades dos exames. Lembrando que a equipe deverá executar ao menos um abastecimento de combustível e uma refeição (almoço).

Não sabemos a previsão, mas até o momento de publicação deste post a equipe ainda não retornou ao IC/AL.

Sem o coordenador, estou fazendo às vezes dele...

*************************************************
Informação incluída em 03 de setembro de 2012.

A equipe chegou bem, mas já no período noturno. Não conseguiram fazer o segundo levantamento porque anoiteceu e inviabilizou o trajeto pela área rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário