segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Material didático do Curso de Local de Crime

Em aulas, palestras e cursos, geralmente tomamos notas do que consideramos importante. Além de gravar e fotografar, no final da exposição, pedimos cópia total da apresentação!

No Curso de Local de Crime integrado com Balística, Laboratório, Papiloscopia e Medicina Legal guardamos um bom e extenso conteúdo.

Além de todas as apresentações (Power Point e Prezi) das aulas dialogadas, também recebemos dos professores alguns vídeos, programas e outras apresentações correlatas. Só este material totalizou 478 Mbytes.


Organizei o material por ordem de apresentação durante o curso e os identifiquei pelo nome do professor.

Solicitei de cada professor o material da aula. Aproveitei e também repassei um material particular que eu tinha levado! Foram apostilas e textos pertinentes à Criminalística.  O conteúdo de um curso ministrado aos auxiliares de perícia de Alagoas (dez aulas, apostila do curso e outros arquivos de apoio), vários arquivos PDF's de cursos à distância da Senasp e, principalmente para peritos, arquivos de esquemas de lesões e escalas e numeradores para fotografia em local de crime!


Esta segunda parte do material totalizou 369 Mbytes de conteúdo.

Os arquivos com esquemas de lesões são na verdade desenhos "em branco" de partes do corpo humano para assinalamento de alterações (ferimentos, principalmente).

Diversos arquivos para indicar e localizar ferimentos no corpo humano - esquemas de lesões.

Entreguei arquivos de escalas nas medidas de 5 cm, 25 cm e até de um metro. Os numeradores servem para ordenar diversos vestígios em cenas de crime de grande extensão ou numerosidade de itens.


A escala de 5 cm, ilustrada abaixo, foi desenhada por mim e vem sendo utilizada há vários anos. É possível vê-la algumas vezes neste blog nas publicações que faço referente aos meus plantões.


Acredito que temos objetivos para serem cumpridos e não necessariamente precisamos gastar grandes somas de dinheiro. Com pouco ainda se faz muito. Claro que certos objetivos são mais caros, mas o básico e essencial ainda tem de ser feito com um custo razoável.

Curiosidade: o Curso de Fotografia Forense teve menos material (150 Mbytes) e se limitou às apresentações dos professores.

2 comentários:

  1. Muito legal.
    O senhor poderia disponibilizar o material aos seus leitores! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro colega, pelo volume dos arquivos fica um pouco difícil enviar por email, p. ex. Mas posso lhe assegurar que chegando lá no nosso instituto podemos levá-lo à nossa biblioteca e mostrar tudo que lhe for de interesse. As portas estão abertas. Ah, desculpe pela demora. Estive "off-line" por algum tempo aqui na internet!

      Excluir