segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Perícia no cinema - Meu Primo Vinny

Embora existam seriados conhecidos dentro do universo pericial (CSI Las Vegas e de Bones, p. ex.) também existem filmes que tangenciam ou abordam magistralmente o tema.


Vejamos Meu Primo Vinny onde um advogado desastrado e inexperiente precisa fazer uma defesa e busca ajuda em sua noiva, exímia conhecedora de mecânica de automóveis.

O que especialmente chama a atenção neste filme é o questionamento do promotor. Ora, afinal de contas, a "perita" é ou não é qualificada para servir no processo judicial?


Lembremos que se trata de um processo estadunidense e não brasileiro. E que a personagem foi chamada para testemunhar como perita. Neste caso, na falta de um currículo formal, o promotor precisava questionar o conhecimento da testemunha.

É um trecho que se dá quase no final do filme (103 minutos) e que mostra a "cartada" final do advogado trapalhão no momento em que é ajudado por sua noiva.


Apesar do perito brasileiro, concursado no serviço público, possuir sua fé pública de servidor público, também há que se adequar a formação acadêmica do indivíduo com a tarefa que tiver que desenvolver especificamente numa investigação técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário