terça-feira, 25 de novembro de 2014

Perícia no cinema - Insônia

Insônia é um filme que prende a atenção do começo ao fim. Todas as histórias estão bem amarradas e são expostas e exploradas calculadamente durante todo o filme.


Dentro do tema pericial, vários momentos do filme retrata ou se referem a procedimentos periciais. Logo no começo temos um exame no cadáver efetuado pelo policial interpretado por Al Pacino. Os policiais locais esgotaram suas habilidades, mas o policial experiente amplia as primeiras informações.



O foco principal deste filme, a meu ver, não é tanto a ilustração do trabalho policial, a investigação ou a espécie do crime, mas o rigor da cadeia de custódia. É ela que vincula o protagonista durante todo o filme. Um erro do passado põe em cheque o trabalho de toda sua vida.


Também neste crime que ele investiga, ela se afasta dos protocolos e, de novo, põe em cheque a credibilidade do resultado final.

Uma policial local percebe o erro e se questiona como deve proceder.


O protagonista insiste, e deixa uma lição para todo perito: "Não se desvie de seu caminho", ou seja, sempre seja fiel à maneira correta de se atribuir a responsabilidade penal dos crimes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário