sábado, 23 de setembro de 2023

Fotografia panorâmica noturna

No último dia 21, fomos acionados para periciar um local de encontro de cadáver.

Inicialmente temos de advertir que cadáveres que encalham às margens de corpos d'água, à princípio não configuram "local de crime". O crime pode ter sido praticado em outro local e o corpo simplesmente derivou até onde foi encontrado por motivo de marés e correntezas. Açudes e lagos já possuem outra característica. A depender do perímetro do lago e das circunstâncias no cadáver, o local do crime pode estar nas proximidades e deve ser investigado.

No presente caso, tínhamos suspeita de local diverso porque a casuística já nos apontava nesta direção.

Para cumprir a etapa de fixação do vestígio de homicídio (corpo da vítima) - art. 158-B, inciso III do CPP, o levantamento fotográfico exige uma foto panorâmica, onde o vestígio é contemplado dentro de uma situação topográfica, ou seja, uma foto do local onde o corpo estava.

O desafio foi o período noturno.

Para visualizar a disposição do fotógrafo e vestígio, indiquei numa imagem do Google Earth (abaixo):


Disposição dos elementos no local.

Disposição dos elementos numa vista diurna (Street View, Google Earth).

A imagem abaixo só recebeu uma seta branca para mostrar onde estava o cadáver, mas não possui edição, a não ser o redimensionamento (para fins de postagem).

Fotografia original do local de encontro de cadáver.

Foi usado um segundo de exposição na sensibilidade ISO 3200. Diafragma 5.6. Com o modo Manual, também acionei o flash embutido.

Abaixo foi feito apenas um recorte na imagem original. Rigorosamente temos outra foto. Ainda que alguns digam que é a mesma foto, só que recortada. Na verdade elementos foram suprimidos, logo há oura interpretação e, com isso, é sim outra foto.

Recorte da imagem original (sem edição de luz ou cor).

Afastados estes questionamentos de interpretação, o fato é que isso foi possível porque a imagem foi capturada na resolução de 24 Mpixel. Isso permite que consigamos imagens "menores", mas com qualidade aceitável.

Abaixo foi feito novo recorte. Desta vez editando luz e nitidez:

Novo recorte. Usando edição de luz e nitidez.

Neste segundo recorte já é possível perceber o abuso da sensibilidade alta do sensor (degradação da imagem) e falta de nitidez em detalhes, mas, ainda assim, é possível obter informação útil.

Veja abaixo quantas imagens poderiam ser obtidas de uma única captura. Tudo por causa da alta resolução.

Área do recorte anterior na imagem original.

Mas um foto panorâmica se completa com a sua vista oposta, para que todo o local possa ser contemplado numa visão aproximada de 360 graus. Abaixo a vista oposta:

Vista oposta da primeira imagem. Sem recorte ou edição.

Na vista oposta foram usados 1,6 segundo no ISO 800. Diafragma igual ao anterior: 5.6. Modo Manual.

Em ambos os casos a câmera foi apoiada na mureta de alvenaria, substituindo o tripé. O flash embutido foi acionado nas duas ocasiões, o que só resultou luminosidade no primeiro plano (funcionou como luz de preenchimento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário