domingo, 17 de setembro de 2023

Plantões no sertão

 A despeito do título, os plantões foram cumpridos em Maceió e as chamadas foram solicitadas no sertão. Como a base de Arapiraca está temporariamente suspensa, então todas as partidas foram da capital.

Dois homicídios em dois municípios.

No dia 28 de agosto, atendemos dois homicídios em dois municípios diferentes. Coincidentemente, ocorrências próximas. Isso permite que apenas uma equipe atenda os dois locais. Todo o percurso de ida e volta foi de 372 km e toda viagem, contabilizando o levantamento, demorou 7 horas e 45 minutos. Saímos de Maceió às 8h45 e só retornamos às 16h30. Viagem diurna e tranquila com a equipe disposta ao começar o plantão.

Homicídio por arma de fogo no povoado Carié, município de Canapi.

No dia 10 de setembro, duas horas e meia antes do plantão terminar, fomos acionados para Canapi. Dispensei fotógrafo e manipulador. Fui sozinho com o motorista. Depois de confirmar por telefone, saímos 48 minutos depois do chamado. De uma maneira ou outra, eu e o motorista havíamos dormido a noite toda e por isso estávamos dispostos para a viagem. Retornamos para Maceió às 11h15.

Dois chamados próximos, equipe com mais uma perita.

Há dois dias atendemos mais dois homicídios, ambos por arma de fogo. Apesar de Igaci ter sido acionado primeiro, fizemos Arapiraca antes. Fazia parte do trajeto escolhido. Por conta de alguns embaraços, ainda tivemos de passar na Central de Polícia Civil, em Arapiraca, antes de seguir para Igaci. Fui muito bem acompanhado por uma colega perita (dispensamos o fotógrafo para poder levar quatro ocupantes com mais folga na viatura). Nestes casos os colegas trabalham juntos e, em geral, eu substituo o fotógrafo.

Existem bem mais dados que estes que estão sendo apresentados. Como costumo registrar todo o deslocamento da viatura com um GPS dedicado, é possível saber os dados de cada parada ou percurso. Isso pouco impacta no levantamento em si, mas gera subsídios interessantes para a gestão dos recursos e estratégias de atendimento da instituição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário