segunda-feira, 6 de maio de 2013

Plantão dia 04 de maio - Coruripe duas vezes

A pedido de um colega, troquei meu plantão do domingo pelo dele no sábado.

Foram 12 (doze) levantamentos, sendo três para a Força Nacional (Perito Abrão). Lembrando que estes três levantamentos são sempre voltados para casos de homicídio, principal objetivo do Programa Brasil Mais Seguro instalado em Alagoas.

Os demais casos foram variados (a chamada "clínica geral") e fizemos levantamentos em Maceió, Ibateguara, São Luiz do Quitunde, Marechal Deodoro e Coruripe.

Municípios atendidos pelo plantão do dia 04 de maio.

Primeiro levantamento
Curiosamente fui a Coruripe duas vezes. A primeira chamada foi às 12h40 e a segunda às 04h05 da manhã do dia 05.


Esquema de lesões
A vítima foi esfaqueada e suportou dez lesões incisas ou pérfuro-incisas.

Nenhuma na cabeça, mas tronco e membros superiores foram atingidos.





Antes das 16 horas retornávamos para Maceió e daí pude registrar algumas cenas do trajeto como o viaduto do acesso ao município de Barra de São Miguel (foto abaixo) e a panorâmica da cidade de Maceió (foto seguinte):

Viaduto em Barra de São Miguel (clique na imagem para ampliar).
Vista de Maceió (clique na imagem para ampliar).

Já dentro de Maceió (últimos dois quilômetros antes da sede do Instituto de Criminalística) , pude também registrar a viatura do IML na avenida da Praia e finalmente uma foto, sem mirada, da catedral de Maceió (clique nas imagens para ampliar).


Ao chegar no IC, aprontei-me para o jantar e depois iniciei os procedimentos para manufatura do laudo (que podem ser revistos no seguinte link: o laudo pericial - rotina prática).

Interrompi os trabalhos pois os demais colegas estavam atendendo outros locais e me vi novamente na condição de ter de sair de novo. É preciso descansar, mas só dormi cerca de uma hora. Às 4 horas da manhã fui chamado de novo para Coruripe...

Amanhecer sobre a ponte da Lagoa de Roteiro.

Neste retorno à Coruripe impressionei-me com a presença de diversos carcarás sobre o pavimento da rodovia! À medida que a viatura ia se aproximando eles levantavam voo. Desafiei-me a fotografá-los!

Melhor fotografia do carcará!

Não imaginem que foi tarefa fácil. A distância para as aves era grande (30 a 40 metros) e a viatura seguia além dos 80 km/h. Aumentei o ISO e a velocidade do obturador, mesmo assim foram diversos cliques para obter a imagem acima. Apesar da objetiva de 105 mm tive de usar a ampliação digital da imagem obtida para poder publicar aqui.



Seja como for, acho que o desafio foi bem cumprido. Pesquisem imagens de carcarás no Google para comparar os resultados.

O segundo levantamento fugiu do padrão: 1) não havia policiamento no local e; 2) havia mais dois locais relacionados ao redor de um quarteirão. Evidentemente que sem policiamento também não havia isolamento dos locais de crime.

Viatura do IC no segundo levantamento em Coruripe.

Precisei ligar para a delegacia local, mas o policial estava sozinho e não podia se dirigir ao local da ocorrência (a cidade tem 52 mil habitantes!). Os três policiais militares se dirigiram ao hospital da cidade para tomar mais informações da única vítima socorrida (faziam investigação?). Pedi ajuda a um cidadão para me mostrar um dos locais relacionados - o segundo cadáver que estava na rua vizinha. O segundo local era a fachada de um imóvel, onde a ação violenta começou (disparos de arma de fogo).


Acima, as imagens de pelo menos um dos ferimentos (entradas de projétil de arma de fogo) em cada um dos cadáveres. O primeiro era feminino e o segundo masculino.

Projétil e mancha de sangue na fachada do imóvel.
O retorno para Maceió, chegada ao IC e conclusão dos relatórios de plantão só me permitiram deixar o plantão duas horas além do normal. Horas extras que o Estado não paga...

Estes dois levantamentos ainda possuem peculiaridades que explorarei futuramente aqui no blog. Mas fica claro que este segundo levantamento, com dois cadáveres, já altera a estrutura básica do laudo padrão (veja mais em: Estruturas dos modelos de laudo pericial).

Nenhum comentário:

Postar um comentário