sábado, 19 de janeiro de 2013

Plantão do dia 17 de janeiro de 2013

Na última quinta-feira não tive viagens. Ufa! Inclusive foi até um plantão calmo, em vista dos dias anteriores e da estatística parcial que a imprensa anunciou. Desde o início do ano até o dia 18 deste mês foram 112 homicídios, ou seja, pelo menos um homicídio de 4 em 4 horas em Alagoas...

Percorremos 21,9 km até a parte alta da cidade para fazer um levantamento à noite.

Chegando ao local dos exames. Seta branca mostra localização do cadáver.

O interessante neste levantamento foi o enfrentamento da escuridão da noite. O desafio era fazer as fotografias panorâmicas com as limitações do flash embutido. Usei ISO alto, respiração parada e bom apoio na hora do disparo.

A iluminação no primeiro momento era a de uma lâmpada de vapor de mercúrio muito amarelada. Para inserir a foto no laudo faço algumas correções de cor e luminosidade para melhorar a visualiação (essas correções são anunciadas no texto do laudo).

Parte da primeira imagem já com as correções de cores e luminosidade.
Percebam na primeira imagem a localização da seta branca. Ela ilustra a posição do cadáver que estava debaixo de um poste de iluminação pública com lâmpada mais branca. Isso facilitou a tomada panorâmica. Vejam abaixo:

Local dos exames iluminado pela iluminação pública.

Para o laudo e numa ousadia de captura de imagens, acrescentei algumas imagens colhidas no site do Google Maps com o recurso "vista de rua". O intuito foi ampliar a percepção do local com imagens obtidas durante o dia. Desta forma evitei de ir duas vezes ao local (já que a segunda visita seria apenas para dar uma ideia da configuração ambiental). A principal desvantagem é a defasagem temporal da imagem fornecida pelo Google. E haviam pequenas diferenças, mas deu para ver a rua inteira e parte dos terrenos baldios laterais.

A equipe pericial foi formada apenas por mim e pelo motorista Pedro Jorge. Geralmente estou dispensando o fotógrafo. Ainda mais numa ocorrência de pequena complexidade e fácil administração por dois integrantes da equipe.

Motorista Pedro Jorge ao volante da nova viatura.

Fiz minha primeira saída com as novas viaturas do Instituto de Criminalística. Quem quiser conhecer um pouco mais das característica do veículo, existem alguns comentários neste site. Mas nada que uma busca na internet não ofereça algo mais detalhado.

As novas viaturas Mitsubishi Dakar do IC/AL.
Ao retornar para o IC o trabalho continua com a fotografia dos vestígios. Neste caso coletei uma pequena peça metálica onde se suspeitava ser um estojo de munição de arma de fogo já deflagrado.

Saindo das amplas tomadas panorâmicas, de dia ou de noite, passamos para a macrofotografia. Como o meu equipamento de ampliação e iluminação para estas situações ainda não chegou (adquiri na semana passada, pela internet), tive de me virar com rebatimentos e iluminação por lanterna LED. Vejam os resultados abaixo.


No primeiro caso utilizo uma folha de papel na frente do flash embutido da câmera. A iluminação predomina na parte superior e escurece a a parte inferior (sombra). Tentei usar a lanterna para tirar a sombra, mas acabei criando outra na frente da peça. No terceiro caso envolvi a peça com diversas folhas brancas e assim a luz do flash se distribuiu de forma homogênea por toda a peça.

Acrescentarei um mini-estúdio de macrofotografia na minha sala do IC para esses casos!

Abaixo tirei uma foto dos meus equipamentos que levo para local de crime utilizando a câmera Nikon D90.

Parte dos equipamentos que viabilizam os levantamentos topográfico, fotográfico e descritivo.


Vejam a diferença de cores e iluminação em relação a imagem que inseri na publicação anterior. Era uma foto tirada de celular (Samsung Galaxi Mini)!

Como tive de usar câmera fotográfica, ela não aparece na foto acima! Ao lado e abaixo uma imagem tirada da internet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário