quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Segundo plantão do ano - amanhecendo no interior

Foram dois levantamentos. Um pela manhã com uma perícia "de ofício": levantamento de danos em propriedade rural, incêndio, em Jequiá da Praia. E o outro um acidente de trânsito no município de Cajueiro.

O primeiro local era em Jequiá da Praia, litoral Sul, 56 km de Maceió.

Incêndio em propriedade rural, com danos em lavoura e sistema de irrigação.

Destruição de lavoura e sistema de irrigação.

Pelas características da vegetação local, colecionei uma boa quantidade de carrapichos nas bordas da calça. Neste dia estava usando calça social, embora tenha adquirido recentemente uma calça operacional, mais resistente, inclusive a espinhos!


Percorremos boa parte da propriedade com a própria viatura. Apenas um trecho à pé. Com isso visualizamos boa parte dos danos e pudemos fazer algumas medidas com o GPS.


Iniciamos esses trabalhos às 10h48, com a saída do IC e retornamos às 16h23.

Na madrugada do dia seguinte, às 3h34, desloquei-me 76,4 km até Cajueiro para acompanhar o resgate dos cadáveres de um caminhão que caiu de uma ponte. Depois de colidir com um poste às margens da rodovia AL-210.

Clique nas imagens abaixo para ampliar.


Foram fotografias noturnas em que tive tempo para testar configurações da câmera fotográfica. Tive de aguardar o trabalho dos bombeiros militares.

Vejam abaixo uma ampliação da segunda imagem. Os detalhes foram garantidos pelo uso de baixo ISO e longa exposição. Aproveitando o momento certo em que há pouco movimento na cena, a captura fica excelente, mesmo há mais de 10 metros de distância do assunto fotografado.

Detalhe da última fotografia acima. Nível de detalhes garantido pela configuração da câmera.

Usei ISO 800, com 5 segundos de exposição e nenhuma compensação. O "tripé" foi o corrimão da ponte. Apoiei a câmera sobre a mão e esta sobre a estrutura de concreto.

Com a demora dos trabalhos de resgate não tivemos como não aguardar o amanhecer.

Vendo o dia nascer sobre a ponte do Rio Paraíba (rodovia AL-210).

Sob a observação de curiosos e passantes a equipe do Corpo de Bombeiros Militar fez seu trabalho sem demonstrar nenhum sinal de indisposição.

População atenta a todos os passos dos trabalhos de resgate.

Por isso consigno com a maior satisfação, em foto ampliada, o valoroso trabalho destes profissionais que tentam ultrapassar todas as dificuldades no local. Pude observar desde a escuridão da madrugada até o sol escaldante do início da manhã.

Trabalho em equipe do Corpo de Bombeiros Militar.

Fica meu elogio ao tenente Gênesis e à sua equipe: Cícero Daniel, Normã, Ubirajara e Rijjo.

A partir do resgate e com trabalho minucioso do policial civil Osman Teixeira, pudemos identificar as vítimas e registrar os vestígios relevantes que definiam o evento examinado.



Às 07h40 estávamos saindo do local e 10 minutos depois na estrada de volta ao Instituto de Criminalística.

Seguindo a viatura dos Bombeiros de volta à Maceió.

Chegamos no IC exatamente uma hora depois de finalizado o plantão. Ainda faltava baixar os dados da câmera, GPS e fazer o relatório do plantão.

2 comentários:

  1. porque alguém quereria incendiar uma lavoura e o sistema de irrigação? por favor posta sobre o desfecho...bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cylene, houve manejo deficiente na lavoura vizinha. Não conseguiram controlar um incêndio planejado. Embora eu já tenha feito perícia em incêndios criminosos.

      Excluir