Mostrei na última publicação uma estratégia no levantamento fotográfico que é o de mesclar imagens. Nos celulares que possuem esse recurso, chamam estas imagens de "panorama".
O artíficio é útil quando:
a) há impossibilidade de se capturar todo o assunto com a objetiva utilizada ou quando a distância até o assunto é muito curta, e;
a) quando você entende que a imagem obtida facilitará a compreensão do assunto fotografado.
O artifício não é imprescindível, apenas útil em algumas situações. Lembrando que, em geral, a imagem fica mais deformada.
Sempre utilizei o Photoshop. Então vou mostrar os menus dele.
Capturam-se tantas imagens quantas sejam necessárias para compor a imagem final. No mínimo duas. É preciso sobrepor uma parte delas para que o aplicativo possa usar as áreas duplicadas para mesclar convenientemente.
Nas imagens acima eu até exagerei na sobreposiçao. Basta sobrepor um terço e não dois terços como fiz.
Outro detalhe é que a câmera não deve se deslocar, apenas girar sobre o plano focal. Quanto mais curta a distância ao assunto, mais crítico esse giro.
A imagem resultante do caso acima está abaixo:
Depois de capturadas as imagens é só abrir todas no Photoshop.
A sequência dos menus é a seguinte: File - Automate - Photomerge.
Abre-se a caixa de diálogo abaixo.
Basta marcar a opção - adicionar arquivos abertos - (add open files) e clicar em OK. Se as imagens atenderem bem a sobreposição será feita uma mesclagem no layout "auto".
Geralmente a mesclagem deixa a imagem com "rebarbas" decorrentes das múltiplas imagens ou por causa do layout escolhido. Então faço um corte para ajustar e poder usar a imagem no padrão comum de apresentação: retangular.
A ferramenta de corte e redimensionamento está ilustrada abaixo no mesmo aplicativo:
As fotos vão para os laudos no tamanho comum de 15 x 10 cm e geramente uso a resolução próxima a da impressora corrente.
Abaixo outro exemplo de mesclagem (automática) usando nove imagens de uma sala:
Vejam como ficam "rebarbas" por causa de cada uma das imagens moldadas na mesclagem. Então faço um corte que contemple a maior área possível. O resultado final é mostrado abaixo:
Observem a deformação nas linhas do piso. É uma imitação de uma imagem normalmente capturada numa objetiva grande angular.
Abaixo uma mesclagem no layout "Perspective".
As imagens isolamente são deformadas com excesso que é para obter uma vista em perspectiva. O resultado final, após o corte, está abaixo.
Comparem com o resultado "automático". No modo em perspectiva as linhas do piso já estão retas!
Nos celulares não há muitas edições disponíveis. A imagem já sai pronta. Certamente é interessante acompanhar as evoluções desse recurso nos telefones.
Não cheguei a fazer testes, mas durante um levantamento é possível usar o celular para não perder a possibilidade de ampliar a comunicação visual no laudo. Porém, eu discutiria a respeito da segurança das imagens e protocolos de levantamento pericial. No momento, finalizo aqui.
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