terça-feira, 29 de novembro de 2011

CBM x Perícia Criminal - por que não?

Pelo título parece uma disputa, mas não é. Que seja uma provocação para seguirmos o exemplo!

Terminei meu plantão hoje, dia 29, e leio nos matinais da internet que o Corpo de Bombeiros de Maceió executou uma simulação de salvamento em pleno estacionamento de "um grande shopping" de Maceió.

Muitos peritos, em âmbito nacional, criticam a falta de visibilidade da Perícia Oficial. Ora, mirem-se no exemplo dos bombeiros! Vejam o que eles fazem! Exibição! Sim, o mais ostensivo possível! E existem diversas razões para isso.

É uma instituição necessária (a nossa também), o cidadão precisa conhecer para colaborar (a nossa também), o governo passa a entender o impacto que os bombeiros oferecem no bem estar da população ( a nossa não oferece nenhuma explicação do porquê está aí...).

Conversando com o presidente da associação local dos peritos criminais, comentei que nossa criatividade pode ser bem exercida. Existem tantas estratégias de "exibição". Precisamos enormemente fazer a população conhecer a nossa função, a nossa instituição. E não se trata de programas de nível nacional. Refiro-me à população local!

Neste último plantão que iniciou na manhã de ontem, fui indagado por um estagiário de medicina do Samu se eu fazia parte da Polícia Militar ou da Polícia Civil. Tive de informá-lo que a Perícia Oficial do Estado de Alagoas é subordinada apenas à Secretaria de Defesa Social...

Um futuro médico não conhece a organização da segurança pública de seu Estado. Imagine a população carente das favelas, onde predominantemente atendemos...

Por que não começar com a "classe média" que circula nos estacionamentos dos shoppings? Por que não solicitar um evento conjunto com os bombeiros e, depois que eles cortarem o veículo de exibição, nós entramos no espetáculo para mostrar nossas habilidades? Por que não mostrar a que viemos neste desconhecido sistema de segurança pública?

O que falta?
***
O que é aquilo? Sim, sou eu em cima de um caminhão (seta branca).
A vítima foi alvejada quando estava sobre a caçamba do veículo.

Consultar notícias:

Simulado dos Bombeiros:
http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vCod=115371

Caso ilustrado na foto acima:
http://cadaminuto.com.br/noticia/2011/11/28/homem-e-assassinado-em-cima-de-caminhao-ao-voltar-do-trabalho

O segundo caso que atendi no meu plantão de ontem:
http://tudonahora.uol.com.br/noticia/policia/2011/11/29/164211/ex-presidiario-e-executado-a-tiros-dentro-de-casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário