quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Plantão do dia 16 - Coleta de sangue (raspagem)

Conforme mencionado no post passado, no local de constatação de arrombamento e furto foram identificadas duas gotas de sangue suspeitas. A coleta pode ser feita por raspagem - quando o sangue está seco - por por suabe (cotonete especial) umedecido em água destilada.

A raspagem de manchas de sangue é basicamente o destacamento do sangue ressequido de seu suporte com o auxílio de uma lâmina de bisturi estéril. Fixa-se uma folha de papel nas proximidades da mancha com fita adesiva e raspa-se cuidadosamente dirigindo os fragmentos para o centro do papel.

A folha de papel é na verdade o chamado "envelope primário". Um invólucro que primeiro acondicionará o material. Ele já deve estar vincado para facilitar a dobradura e posterior inserção no envelope secundário ou definitivo.



Ao final de todo o trabalho o envelope secundário deve ser perfeitamente identificado (última fotografia acima).

Vale dizer que todos os procedimentos devem ser feitos no local para concluir a primeira fase da cadeia de custódia: conferir idoneidade quanto à origem do material e vinculá-lo à cena de crime investigada.

A coleta por suabe umedecido em água destilada se faz com esfragaço deste suabe (uma espécie de contonete mais longo e algodoado apenas numa extremidade) diretamente na mancha de sangue, úmida ou ressequida.

 

 

A recomendação neste caso é que durante o esfragaço, se faça o rolamento do suabe para que ele recolha o material em toda a sua periferia de algodão.

Encerrada a coleta, transporta-se o suabe em caixa própria ou dentro de sua própria embalagem até a sede do instituto. Seca-se o material em temperatura ambiente e, por fim, acondiciona-se em envelope primário e secundário com identificação adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário