quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Plantão do dia 16 - Constatação e fotografia

Ontem estive de plantão (ainda estou hoje de madrugada!) e atendi chamada num levantamento de arrombamento e furto. Para arrombar o agente quebrou tijolos de vidro onde, provavelmente, se feriu. Haviam duas gotas de sangue num dos cômodos. Esse tipo de coisa enseja duas coisas: fotografia e coleta!

Vale lembrar que a superfície do piso cerâmico era vitrificada, portanto reflete bastante luz. Vejam a primeira foto o efeito do reflexo do flash.

Reflexo do flash no piso cerâmico

Imediatamente pode-se perguntar, porque não desligar o flash? A resposta é que nem sempre a iluminação natural nos é favorável. Algumas vezes é pouca e exige baixa velocidade do obturador. O resultado é uma foto escura ou tremida.

Claro que você pode levar uma fonte de luz bem forte e direcioná-la numa posição que não cause reflexo (uma lanterna de LED, p. ex.). Mas existe uma técnica muito simples para evitar o reflexo: sair da linha de ação dele! Veja a foto abaixo.

Fotógrafo se posiciona obliquoamente em relação ao piso.
Veja a direção da luz representada pelas setas amarelas.
 Se o fotógrafo evitar a completa ortogonalização da câmera com o piso, evitará o reflexo direto. Claro que será imposta uma pequena distorção na imagem, mas tolerável quando o resultado que se deseja é a captura de detalhes na superfície do assunto fotografado. Ou ao menos um controle muito bom das luzes incidentes. Veja fotografia abaixo.

Reflexos evitados com reposicionamento da câmera.
Distorção mínima.
Verifique que a distorção se apresenta na falta de paralelismo das linhas verticais das extremidades da escala.

Superfícies porosas (alvenaria de parede).
 Nas superfícies não polidas (algumas alvenarias de parede, p. ex.) o reflexo não ocorre e nestes casos  a ortogonalidade câmera fotográfica - assunto a ser fotografado, pode ser obtida diretamente. Reparem que o flash está ligado na foto acima (sombra do dedo indicada pela seta preta).

Nenhum comentário:

Postar um comentário