terça-feira, 22 de novembro de 2011

Fotografia em João Pessoa - julho/2011

Apenas para lembrar, estivemos em João Pessoa ministrando instrução em fotografia pericial para peritos e técnicos em perícia do Estado da Paraíba.

Alunos do curso - professor primeiro à esquerda.
Além da fotografia introdutória, com apreciação de fotos artísticas, sua linguagem, efeitos e pretensões artísticas, passamos orientações para controlar luz, nitidez e enquadramento.

Perfil da cidade de João Pessoa. Inclinação artística da fotografia.

Exemplo de controle de velocidade e objetivo de fotografia.

Segundo exemplo com mudança de objeto fotografado.

Muitas vezes os objetos fotografados pelos peritos refletem muita luz. Algumas dicas são suficientes para tirar o melhor partido possível de uma fotografia de campo. Exemplos abaixo:

Percepção de luz excessiva.

Fotografia sob controle de luz.
Algo que pode ser considerado como mais uma ferramenta para ilustração de laudos é a mesclagem de imagens. Nem sempre o perito pode se valer de uma lente "olho de peixe", mas pode eletronicamente unir diversos fotogramas de modo a simular uma imagem capturada com aquela lente.

A maior vantagem é oferecer ao leitor do laudo uma visão única do local, ao invés de visões particionadas em diversas fotografias. Ajuda na didática da informação levada pelo laudo pericial.

São as famosas vistas de 180 graus a até 360 graus, por exemplo.

Exemplo de fotografia mesclada (nove fotografia unidas).
Ao lado da captura eletro-mecânica da luz, fornecendo a fotografia, tivemos também exposições de como manipular determinados arquivos até obter uma melhor visualização do tema fotografado.

Imagem original - impressão digital.
Imagem formatada - impressão digital.
 Vale lembrar que 40 horas de curso não chegam a formar um exímio fotógrafo. Assim como 15 ou 20 aulas práticas não fazem um excelente condutor de automóvel, mas, sem nenhuma sombra de dúvida, ilumina o caminho do aperfeiçoamento que deve ser levado a efeito por todo o tempo que o profissional desenvolve seu trabalho.

Diuturnamente venho enfrentando desafios, fracassos, sucessos e colecionando imagens para mostrar aos colegas de trabalho e, se possível, aqui no blog.

Até onde podemos chegar em matéria de fotografia forense?



Nenhum comentário:

Postar um comentário