domingo, 10 de fevereiro de 2013

Fotografia macro - tubo extensor

Minha antiga câmera fotográfica Nikon D40 (desde novembro de 2007) possuía um "filtro macro", consistente em um conjunto de lentes de aumento que eram rosqueadas na frente da objetiva 18-55 mm. Era preciso comprar o "filtro" no diâmetro certo da objetiva. No caso da D40 temos o diâmetro de 52 mm.


Agora com a minha nova câmera Nikon D90 (desde dezembro de 2012) optei por comprar um "tubo extensor" que produz o mesmo efeito de ampliação do assunto fotografado, mas sem a interferência do elemento óptico (lente). No entanto, sofrendo uma perda de luz.

Pensando na perda de luz, adquiri um "ring flash". Um flash em formato de anel que é adaptado na extremidade da objetiva (veja a indicação abaixo).


Para testar informalmente o novo equipamento utilizei quatro peças encontradas em locais por onde trabalhei na criminalística.

Foto de teste com quatro peças numeradas digitalmente.

Ao mesmo tempo utilizarei as peças para demonstrar como podemos ser "enganados" com alguns elementos materiais em locais de crime!

Todas as peças fotografadas podem ser confundidas com estojos deflagrados e danificados de armas de fogo. No entanto, a primeira peça é uma base metálica de lâmpada automotiva, encontrada às margens de uma rodovia durante o levantamento pericial de um acidente de tráfego. A segunda peça é simplesmente uma rosca plástica utilizada para unir o cabo de vassoura com sua escova de varrer. Somente as duas últimas peças são estojos autênticos de armas de fogo (cano de alma lisa). As três últimas peças foram coletadas no lixeiro de uma escola de segurança privada, onde os treinos com armas de fogo são constantes.

Observem abaixo os detalhes das duas primeiras peças que denunciam suas origens. As imagens abaixo foram obtidas com ampliação digital da foto acima.


A imagem abaixo também é uma ampliação digital (por meio do programa Photoshop) da base do primeiro cartucho.


Notem que pelo fato de a primeira imagem ser obtida com resolução máxima (12 Mpixels), uma ampliação digital não chega a degradar a imagem "recortada". Isso em parte é bom, pois não precisamos necessariamente investir em equipamento de macrofotografia se a máquina já obtém excelentes detalhes numa tomada "panorâmica" dos objetos.

No entanto, o uso do tubo extensor com iluminação adequada (utilizei uma lanterna lateral) propicia resultados interessantes. Vejam abaixo a ampliação óptica decorrente do próprio equipamento:


Talvez não sejam notadas grandes diferenças, mas sob uma nova ampliação (digital) é possível ver os benefícios:


Se forçarmos uma nova ampliação digital da imagem "panorâmica" original, os resultados não serão os mesmos. Vejam abaixo uma segunda ampliação digital da imagem original e comparem com a imagem acima:


Ainda vou continuar os testes com este equipamento e ainda pretendo adquirir novos equipamentos para  obter resultados semelhantes (um segundo tubo extensor com contatos elétricos e uma lente de aumento adaptável à objetiva). A intenção é perceber qual o melhor conjunto de equipamentos que devo transportar para local de crime. Não posso perder muito tempo encaixando as lentes ou tubos e ao mesmo tempo pretendo ter uma câmera para uso em panorâmicas e em macros.

O principal uso deste equipamento é registrar fragmentos de impressões papiloscópicas e microvestígios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário