domingo, 10 de fevereiro de 2013

Plantão do dia 5 de fevereiro

Plantão relativamente tranquilo. Senão menos cansativo, ao menos simples. Apenas dois casos de "constatação".

O exame de constatação, na maioria das vezes, presta-se a comprovar e registrar eventos delituosos em objetos. No caso deste plantão, danificações em veículos automotores.

O primeiro caso foi uma viatura da Polícia Militar que colidiu de ré com um muro.

Danos em viatura.
Em face do reduzido efetivo e da grande demanda por exames em crimes contra a vida, a Direção do IC/AL está negociando o repasse deste casos de danos (sem vítimas) para o Detran periciar, mesmo sendo viatura oficial.

O segundo levantamento foi no interior (113 km). Um veículo foi perseguido e alvejado por disparos de arma de fogo.

O veículo foi parar fora da estrada e do acostamento.
 Houve o trabalho de recuperação de um projétil que penetrou no estofamento do banco dianteiro, mas não transfixou. Uma dica nestes casos, para evitar cortar o tecido do revestimento, é, se possível, desmontar o revestimento a partir da base do encosto (veja fotos abaixo):


Geralmente o projétil costuma perfurar o tecido, furar a espuma e cair na base da estrutura metálica do banco. Basta soltar as presilhas no fundo do encosto e encontrar o projétil.

Evidentemente, se houver engastamento na espuma, é preciso verificar se vale a pena extrair o projétil pelo mesmo orifício que ele produziu ou realmente efetuar um corte para livrá-lo da espuma. É importante que não se "machuque" o projétil com pontas de alicate, tesouras ou estiletes. O perito da balística precisa da superfície do projétil o mais intacta possível para realizar a microcomparação posterior.

Retornamos ao IC aos oito minutos do dia seguinte e foi possível dormir pelo menos seis horas. Amanhecendo, fui tirar algumas fotos no pátio de estacionamento das viaturas.

Lateral do prédio do IC/AL. Vê-se as três viaturas Paratis alugadas ao IC.

Em primeiro plano duas das viaturas Paratis alugadas.

Uma das duas viaturas Pajero Dakar do patrimônio do IC/AL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário