quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Necessidade de uma segunda base no interior.

Tenho uma colega que depois que explica alguma coisa ela pergunta: entendeu? E se resta dúvida ela ainda pergunta: quer que eu desenhe? Também acredito que uma imagem vale mais que mil palavras.

Uma imagem vale mais que mil palavras!

Neste sentido, computei todas as minhas viagens e locais de levantamento deste ano (até 10 de fevereiro). Vejam abaixo a malha rodoviária percorrida pela minha equipe em 41 dias:

Malha rodoviária percorrida neste ano até 10 de fevereiro.

Apesar de Alagoas ser um estado pequeno, sempre se discutiu instalar uma base do IC no município de Arapiraca. Já existe uma base do IML em Arapiraca. Vejam abaixo todos os locais de ocorrência atendidos por mim e a localização das duas cidades, Maceió (base atual do IC) e Arapiraca:

Locais de ocorrência e localização das duas cidades, Maceió e Arapiraca.

A distribuição dos pontos já antecipa algumas conclusões. A maioria dos pontos está próximo de Arapiraca.

Para facilitar o entendimento, medi as distâncias para ambas as cidades para quantificar (em linha reta) qual seria a cidade mais privilegiada para receber uma base do IC.

Abaixo, o que ocorreu desde o começo deste ano. O atendimento do IC é exclusivo por Maceió.

Atendimento de todos os locais por Maceió e distância total (em linha reta)

Abaixo se o atendimento fosse feito EXCLUSIVAMENTE por Arapiraca:

Atendimento hipotético de todos os locais a partir de Arapiraca.

Como é bem sabido, se houvesse uma base em Arapiraca ela seria complementar a que existisse na capital Maceió. Então todos os atendimentos seriam divididos conforme a distância das bases, como ilustrado abaixo:

Atendimento hipotético se houvessem duas bases do IC em Alagoas.

Os gráficos falam por si. Apenas para quantificar esta ilustração hipotética de atendimento de locais, medindo as distâncias em linha reta, seriam economizados 436,4 km se houvesse uma base do IC em Arapiraca.

Trata-se de um estudo simplificado do atendimento de apenas um perito criminal. No estado temos mais 22 que fazem coisa semelhante.

Imaginem que uma boa distribuição de recursos economizaria bastante. Combustível para o estado, conservação das viaturas, integridade da equipe pericial, e principalmente tempo para as famílias que estão com seus familiares a espera deste serviço e dos policiais que nos aguardam no interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário