quarta-feira, 27 de novembro de 2013

2º dia - Curso Local de Crime Senasp

Segundo dia do Curso de Local de Crime Integrado com Balística, Laboratório, Papiloscopia e Medicina Legal, promovido pela Senasp em João Pessoa/PB.

A professora Joseli Pérez Baldasso do Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul nos apresentou, com profundidade e severidade, os conceitos de Cadeia de Custódia.



Minha ênfase no rigor da apresentação se deve pela seriedade com a expositora sensibilizou os alunos. O assunto é fundamental para a credibilidade da prova material.

Conceito apresentado na primeira aula do segundo dia do curso.

Mais que um mero conceito, facilmente apresentado, foi o cuidado da palestrante em informar tratar-se mais que um comando da instituição, mas de uma mudança de cultura organizacional dos executores da custódia da prova.

É preciso fazer o acompanhamento dos vestígios, de maneira segura, prática e confiável. É um ato menos administrativo e mais pessoal, mas pessoal no sentido de comprometimento com o resultado. É dever de todos os funcionários de organismos de inspeção (institutos de criminalística) zelar pela confiança na prova administrada por eles.


Essa foi a principal mensagem que captei desta aula. O material foi disponibilizado, mas servindo mais de incentivo para se aprofundar no assunto. Qualquer instituto que não tenha estas regras de custódia estabelecidas por escrito, não estará zelando pela credibilidade de seu trabalho. A aula foi um ótimo incentivo nesta direção.

Em publicação anterior fiz um rascunho do essencial no cotidiano do perito alagoano. Isso pode ser visto em "Abordagem de local de crime - parte um" e "Abordagem de local de crime - parte dois".

Após o almoço, fora da academia, voltamos para a aula de entomologia, à cargo da professora Janyra Oliveira Costa.



Tanto quanto na primeira aula do segundo dia, o assunto da segunda aula não é de todo desconhecido do perito de campo, aquele que faz exames diretos em locais de crime. No entanto, o entusiasmo e a profundidade das exposições das duas professoras do segundo dia cativaram os alunos.

A professora Janyra foi a primeira que passou detalhes de um bom trabalho de campo. Exibiu materiais e técnicas para a coleta de insetos. Infelizmente o tempo e a proposta do curso não foram suficientes para garantir segurança na reprodução das instruções, mas a porta foi aberta para novos contatos e aprofundamentos no tema.

Exibição de diversas ferramentas para entomologia forense.

Depois da exibição do ferramental, incluindo o ideal, o possível e até o que foi experimentado pela professora, também se expôs o que se deve procurar em locais desta natureza de exames.


A exposição foi bastante didática, ainda que longa e densa. Resumos facilitaram muito a apreensão de certos detalhes e facilitou na hora da avaliação final do curso.

Esquemas didáticos estavam distribuídos na apresentação vespertina do segundo dia do curso.

É esperado que o alunado se satisfaça com a apreensão dos conceitos exibidos em sala de aula. As aulas do segundo dia seguiram um pouco à frente. As professoras nos motivaram a realmente desejar praticar o que foi exposto. Principalmente considerando que o primeiro tema é essencial à processualística da investigação material e o segundo é uma poderosa ferramenta na verificação do momento do óbito em determinados achados criminalísticos.

O segundo dia foi muito proveitoso. Parte do nosso grupo de Alagoas e colegas do Rio Grande do Norte foi jantar no Shopping Manaíra.

Final do segundo dia - jantar no shopping.

Veja também o terceiro dia do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário