sábado, 2 de novembro de 2013

Cursos do Perito Criminal ao longo da carreira


Na segunda semana de outubro houve o credenciamento de instrutores para a Academia de Polícia Civil do Estado de Alagoas (APOCAL). Acompanhe pelo site da Polícia Civil de Alagoas.



Fiz um retrospecto do currículo, juntei a declaração de docência e levei para a sede provisória da Apocal. Já houve convocação para o sorteio dos instrutores e reunião pedagógica. Finalmente uma aula de avaliação que não estava prevista, mas todos os que compareceram foram aprovados. O "time" que está se prontificando a formar e instruir os novos policiais é muito bom e o desafio dos prazos curtos é estimulante. Já montei todas as aulas e estou aprumando a apostila.

Com isso lembrei de mencionar por aqui no blog, o que um Perito Criminal faz para se aperfeiçoar durante sua vida útil.

Obviamente não basta passar num concurso. Com ou sem exigência de formação específica, depois de aprovado nas provas objetivas, há um curso de formação de Perito Criminal. Tive o meu nos idos de 2002. Na foto abaixo, estou agachado, e sou o quarto da esquerda para a direita.

Clique na imagem para ampliar.

Depois disso existem diversas oportunidades de cursos, capacitações, treinamentos e aperfeiçoamentos promovidos pela própria instituição, por outras análogas ou ligadas à Secretaria de Estado da Defesa Social (ou de Segurança, em outros Estados). Às vezes montamos nossos próprios cursos e treinamentos internos.

O Ministério da Justiça, por um de seus órgãos normativos: Senasp, possui uma rede própria de educação à distância, via internet, a rede EAD-Senasp e que segue uma matriz curricular nacional.

É sob estas diretrizes que nos aperfeiçoamos e fazemos aperfeiçoar os novos integrantes da Força Pública de Segurança.

Neste último trimestre do ano estou incluso em quatro cursos. Dois EAD e dois presenciais. São eles: investigação de homicídios I e II (EAD), fotografia forense e local de crime. Sendo este último a ser ministrado no município de João Pessoa.

Em breve farei mais comentários sobre os cursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário