quarta-feira, 27 de novembro de 2013

4º dia - Curso Local de Crime Senasp

Quarto dia do Curso de Local de Crime Integrado com Balística, Laboratório, Papiloscopia e Medicina Legal, promovido pela Senasp em João Pessoa/PB.

Começamos o quarto dia com aula sobre Medicina Legal com o professor e Legista da Paraíba, Flávio Fabres.

Início das aulas no quarto dia do curso de Local de Crime integrado.

O professor já era um conhecido do peritos da Paraíba. Estes se sentiram muito à vontade com a instrução que passou pelos conceitos básicos, de domínio da maioria dos peritos de campo e nos estimulou a pensar sobre outras situações interessantes expostas ao longo da apresentação.


O professor começou com conceitos básicos, mas não ficou na superfície. Expôs uma visão bastante abrangente da influência da Medicina Legal na perícia de local de crime.


Gostei, e reproduzo abaixo, um itinerário da origem dos fatos que necessitam dos cuidados dos Peritos Criminais em suas diversas especialidades, inclusos médicos legistas e odontos legistas.


Assim como os instrutores anteriores, transpareceu o domínio do assunto, tanto no âmbito teórico (professor universitário) quanto no campo prático (médico intensivista e perito médico legal). E isso é estimulante para os alunos. Nos fez pensar em quantos detalhes somos obrigados a dominar para executar uma boa perícia em local de crime.

No final da aula fizemos um registro fotográfico da turma com o professor. Os peritos da Paraíba eram os mais entusiasmados! Clique na imagem para ampliar.

Final da primeira aula do quarto dia do curso.

O almoço foi numa peixaria próxima, mas a turma ficou dividida. Uma parte ficou conosco e registramos abaixo.

Almoço numa peixaria próxima da academia.

A aula da tarde não foi menos estimulante, ainda que o assunto parecesse tedioso!


A professora Maria Cristina Franck expôs sobre atividades laboratoriais. Ela organizou a apresentação numa série de conceitos e paulatinamente explorou cada um deles. Vejam abaixo:


Particularmente esta aula foi bem enriquecedora. Para um estado como Alagoas que não possui laboratórios estruturados, praticamente deixamos de executar atividades externas que municiem exames laboratoriais! Pode parecer estranho, mas isso é fato. Fazemos o que podemos fazer. E quem não tem como fazer (exames de laboratório) termina por negligenciar essa parte da prospecção em local de crime.

Claro que sempre que podemos fazemos coletas específicas para promover os exames especializados em laboratórios fora do estado.

Por isso que a aula foi interessante. Estimulou a implantação, mais rigorosa, deste setor em institutos que tem deficiência. Também reforçou outros conceitos correlatos, como a biossegurança.

Estímulo e alerta à biossegurança.

Regras de como veicular o vestígio para exames laboratoriais foram expostas. E isso nos faz pensar em como preparar as regras específicas para cada laboratório.

Explorando o "o que fazer com isso?"

Não é de surpreender que todos os alunos ficaram absortos na apresentação e muitas perguntas foram feitas. Abaixo uma imagem mesclando quatro fotos do celular para ilustrar em quase 180 graus o ambiente da sala de aula durante a tarde do quarto dia.

Clique na imagem para ampliar!

Abaixo, Paulo Rogério, Florestone, Veras e Horácio ouvindo a instrução da tarde.


Terminamos os trabalhos do quarto dia e um grupo foi jantar na orla. Mais uma vez retornamos ao hotel para finalizar o curso no quinto e último dia de aulas, com avaliação final!

Veja também o quinto e último dia do curso.

Um comentário:

  1. Obrigado pela referência!
    Sempre disponível aos amigos da Perícia Criminal alagoana!

    ResponderExcluir