quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Plantão do dia 12 de novembro - Ossada

Cumpri um plantão antes do curso de Local de Crime em João Pessoa, na Paraíba. Foram duas ocorrências para mim: um encontro de ossada no município de Atalaia e uma constatação em Palmeira dos Índios.

Antes mesmo de sair para Atalaia, onde estava a ossada para periciar, liguei para a delegacia de Palmeira dos Índios e confirmei junto ao delegado a necessidade da constatação de material explosivo solicitada. Não temos equipe especializada em explosivos, daí a minha insistência para justificar uma viagem extra, embora na mesma rodovia.

Saída de Maceió às 15h55.

Precisávamos chegar logo no local de encontro de ossada. Tínhamos pouca luz natural no final do entardecer.

Durante o trajeto aproveitei para registrar a tarde ensolarada durante a viagem.


E mais uma vez capturo a mim mesmo no espelho retrovisor!

Autorretrato!

Faltando pouco para chegar em Atalaia, vi logo quanto ainda faltava para ir ao município de Palmeira dos Índios!

Distância entre os municípios (mesma rodovia).
O local era aberto, dentro de um canavial em fase de colheita. A ossada foi encontrada pelos funcionários da usina. Estas ocorrências não são raras. Muitas coisas podem ser escondidas nos canaviais.

Encontro de ossada em canavial no final da tarde.

Nestas horas um aparelho GPS é fundamental para marcar o local exato dos despojos. Não há muitas referências para "amarrar" (vincular geograficamente o local de crime).

Tivemos o cuidado de verificar o conjunto dos ossos encontrados. Desta forma pudemos nos certificar de haver apenas um indivíduo, e completo, no local.


No que tange à fotografia, tínhamos sombras "duras" (alto contraste) por causa do sol forte, mesmo no final da tarde. E nós não poderíamos esperar o por do sol pois havia outra chamada para atender no município de Palmeira dos Índios.

A solução para estes casos é proporcionar sombra completa nos itens a serem fotografados. Eventualmente um flash de preenchimento completa a iluminação. Vejam a diferença nas fotos abaixo.


Finalizados os trabalhos, passei a registrar algumas cenas sob a luz forte do entardecer.

Viatura do IC sob a luz baixa do entardecer.

Maquinário agrícola na contra luz. Forma-se assim a silhueta.

De Atalaia, nos dirigimos para Palmeira dos Índios. Abaixo o registro da placa de entrada da cidade.

Entrada do município de Atalaia contra a luz do sol.

No trajeto para Palmeira dos Índios, fotografei o por do sol. Vale mencionar que quase sempre faço estas fotos de dentro da viatura, através do parabrisa e quase sempre com a viatura em movimento.

A foto abaixo recebeu apenas um ajuste de nitidez. A luminosidade obtida é original.


Infelizmente o delegado de Palmeira dos Índios não deixou instruções a respeito de qual exame ele desejava no material apreendido.

Nestes casos, o perito muitas vezes supre a falta de informação das delegacias e efetua exames naquilo que couber para a investigação, mas tratava-se de material de fácil identificação e que não guardava qualquer dúvida sobre o que era. Sem uma solicitação explícita, simplesmente fiz viagem perdida.

Retornamos para Maceió e reabastecemos a viatura para outras ocorrências.

Interior da viatura do IC durante abastecimento já em Maceió/AL.

4 comentários:

  1. Deveria coloca as fotos maiores das viaturas do IC como fazem SP,RJ. DF ETC...

    ResponderExcluir
  2. Caro colega, eu não entendi. As fotos das viaturas devem ser maiores (maior tamanho de arquivo)? Eu diminuo justamente para facilitar a leitura do blog. Quanto menores, mais rápido é o carregamento da página no seu computador. Traga-me os exemplos com os respectivos links para ver o que podemos fazer para melhorar. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  3. as fotos deveriam ser do tamanho que esse blog mostra.
    http://www.flickr.com/search/?q=viaturas%20df
    assim podemos salvas as fotos com tamanho de Grande 1024 (1024 x 661)

    ResponderExcluir
  4. Definitivamente a pretensão deste blog que produzo é simplesmente visualização das imagens e não reprodução em papel. Por isso possuem o tamanho de arquivo reduzido. Além da vantagem de carregar rápido no navegador.

    ResponderExcluir