quinta-feira, 7 de novembro de 2013

3º dia - Curso Fotografia Forense Senasp

Terceiro dia do Curso de Fotografia Forense promovido pela Senasp em Maceió/AL.

Neste terceiro dia também tivemos continuidade das atividades do dia anterior com o professor Ário Pereira Gonçalves nos assuntos de fotografia de local de crime, diurna e noturna. Com aula prática no início da noite.

Início das aulas na sala da faculdade Tiradentes - Fits

Desta vez as aulas começaram já no período vespertino no campus da Faculdade Tiradentes - Fits.

Foram expostos mais conceitos a respeito do controle manual da máquina fotográfica e algumas orientações com relação ao flash acoplado.

No final da tarde fizemos o deslocamento para o pátio de estacionamento do Instituto de Criminalística de Alagoas (veja também: "Conheça as instalações da Perícia Oficial de Alagoas"), onde a prática de fotografias noturnas seria experimentada! Assim que a turma chegou fiz duas fotografias com a câmera do celular. Não ficam boas, mas apliquei uma edição forte no Photoshop e deu para aproveitar para ilustrar o blog. No entanto, não recomendaria para trabalhos profissionais...

Chegada da turma no IC/AL - foto editada de celular.

Início da aula com simulação de local noturno - foto editada de celular.

Obviamente eu não poderia deixar de esgotar todo o "poder de fogo" da minha Nikon D90, mas confesso que apenas configurei no modo "P" (program) e deixei a câmera trabalhar para mim.

Abaixo temos duas imagens neste modo de operação sem nenhuma edição no Photoshop (salvo a inserção de letras e redimensionamento). Na primeira foto não utilizei o flash. Na segunda utilizei o recurso de sincronia lenta do flash.


A diferença é nítida. A primeira imagem reproduz quase exatamente o que é visto no local. Coisas como as sombras fortes que ignoramos à vista desarmada ficam evidentes. Solução? Deslocar os curiosos do local! Na segunda imagem o flash é disparado, mas o obturador continua aberto tempo suficiente para preencher o fundo. Do mesmo modo que na primeira imagem, mas o controle de brancos sabe que a luz azul do flash irá funcionar a câmera automaticamente "esquenta" a cena. Fica uma imagem agradável e a principal consequência é a suavização das sombras "duras" da primeira foto.

Se o flash fosse disparado sem o recurso do sincronismo lento apenas o primeiro plano da cena estaria iluminada e alguns poucos reflexos das pessoas em volta do professor. Infelizmente esqueci de fazer essa foto para comparação.

Já no mesmo plano da aula, entre os colegas, registrei o professor. Dentro daquela filosofia de "fotografar o palestrante". Temos de tentar algumas vezes para obter a melhor pose do modelo. Não é foto pericial, apenas um exercício de fotografia noturna... sem flash! E é isso que eu gosto de uma câmera semiprofissional. Dá para fazer quase tudo!


Também testei com o Lira! Como sempre o mais elegante da turma. Quando eu crescer quero ser igual a ele!

Lira - coordenando o grupo e participando da aula.

Não pude deixar de aflorar em mim o espírito de "fotógrafo de aniversário"! Fui flagrando meus colegas enquanto testavam suas câmeras. Abaixo os peritos criminais Luciano, Suely e Nicholas. Cliquem nas imagens para ampliar.


E para finalizar a aula, fizemos as fotos dos grupos. Todas elas com o flash, sem sincronia lenta (por isso o tom um pouco azulado, passível de correção no editor de imagens). Cliquem nas imagens para ampliar.

Pessoal da Paraíba.

Foto aproximada do lado esquerdo do grupo.

Foto aproximada do lado direito do grupo.

Pessoal do Rio Grande do Norte.

Abaixo o nosso fiel companheiro de aula. Sempre disponível, colaborador e principalmente fotogênico. Contribuiu decisivamente para o êxito da aula e fica aqui um registro dele para homenageá-lo!

Material "didático" de Alagoas!

Tenho percebido alguns pontos interessantes nestas aulas iniciais. Tanto do ponto de vista de conteúdo técnico, quanto a respeito da relação ensino-aprendizagem. Acredito que podemos melhorar e diferenciar certos públicos docentes e discentes. Aguardarei o final do curso para fazer um comentário geral tentando contribuir para os próximos cursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário